Exercícios físicos leves diminuem dores da fibromialgia

A fibromialgia é uma forma de reumatismo associado à sensibilidade frente a um estímulo doloroso

Por Redação em 21/04/2010

   

nao. (Foto: Reprodução)
Exercícios físicos leves diminuem dores da fibromialgia

Trocar o elevador por escadas e fazer pequenas caminhadas de meia hora por dia podem ser fundamentais para diminuir as dores causadas pela fibromialgia. Essa é a constatação de pesquisadores da Escola de Medicina Johns Hopkins, dos Estados Unidos.

A fibromialgia é uma forma de reumatismo associado à sensibilidade frente a um estímulo doloroso. As dores geralmente são sentidas no músculo, tendões e ligamentos.

A pesquisa mostrou que ao encorajar os pacientes que tem a doença a mudar seu estilo de vida pela maneira de exercitar-se, seja com uma pequena caminhada, o que os cientistas chamam de LPA ("Lifestyle Physical Activity, na sigla em inglês), podem reduzir as dores e as dificuldades nos movimentos causadas pela doença.

O grupo liderado pelo pesquisador Kevin Fontaine investigou os efeitos de 30 minutos de LPA por cinco a sete dias por semana nas dores e nas funções físicas de 84 pacientes com fibromialgia.

Segundo ele, a fibromialgia atinge 2% da população americana. O problema afeta cerca de oito vezes mais mulheres do que homens.

Embora os exercícios tenham se mostrado benéficos, os sintomas geralmente criam obstáculos que desanimam muitos a se exercitar constantemente para conseguir estes benefícios.

O LPA envolve exercícios de intensidade moderada feitos diariamente, como andar pelas escadas em vez de usar o elevador, fazer caminhada e jardinagem. No estudo, os participantes aprenderam exercícios mais intensos o suficiente para causar uma respiração pesada, mas não tanto a ponto de eles não conseguirem manter uma conversa. Durante as sessões, eles aprenderam a lidar com os sintomas, a monitorarem a si mesmos, e, por fim, aprenderam a ser mais ativos fisicamente.

No fim do estudo, os pacientes aumentaram em 54% o número de passos dados diariamente e os índices de dor caíram drasticamente, diz o pesquisador.

- Entre os sintomas comuns da fibromialgia, o corpo tem dores e fadiga, o que torna a realização de exercícios tradicionais difícil . Mas nos mostramos que o LPA pode ajudá-los a ser pelo menos mais ativos fisicamente e que isso ajuda a melhorar seus sintomas.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade