Dia Nacional de Combate à hipertensão ressalta necessidade de um estilo de vida saudável

Nesta segunda (26) é Dia Nacional desta doença que namaioria das vezes é silenciosa.

Por Bruno Quevedo em 26/04/2010

   

nao. (Foto: Divulgação)
Dia Nacional de Combate à hipertensão ressalta necessidade de um estilo de vida saudável

A hipertensão é uma doença silenciosa e um dos grandes problemas de saúde pública no País.

Ela mata, em média, 300 mil pessoas por ano só no Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Os hipertensivos não sentem dor, o que dificulta a busca de ajuda médica na fase inicial.

No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, especialistas alertam que algumas pistas podem ajudar no diagnóstico da doença.

Segundo o cardiologista Luiz Bortolotto, membro da Sociedade Brasileira de Hipertensão, a doença "têm alguns sintomas gerais que podem dar um alerta como dor de cabeça, tontura frequente, fraqueza, falta de ar. São sintomas que podem sugerir a presença de hipertensão. Agora o único jeito de saber é medindo a pressão."

O cardiologista ressalta que a hipertensão não tem cura e as causas da doença são desconhecidas em 95% dos casos.

Alguns tratamentos devem ser mantidos por toda a vida, com o uso de remédios e acompanhamento médico. Mas para viver bem e sem riscos, Luiz Bortolotto afirma que é preciso mudar o estilo de vida.

O cardiologista lembra ainda que, nos casos em que o paciente toma remédio para controlar a hipertensão, é preciso usar o medicamento sempre, sem interrupção.

Pesquisas revelam que a doença é o principal fator de risco para os acidentes cardiovasculares, como infartos e derrames, e pode afetar até 20% da população adulta.

Fonte: Cristal AM

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade