O curso da educação: Pedagogia

A pedagogia estuda as teorias do ensino e busca métodos para tornar a educação cada vez melhor e mais atrativa. “O pedagogo é quem entende da educação, nisso se baseia a pedagogia”.

Por Bruno Quevedo em 28/04/2010

   

nao. (Foto: Bruno Quevedo)
O curso da educação: Pedagogia

Estudioso das teorias do ensino e, também, da comunicação humana, o pedagogo (profissional de pedagogia) é o responsável por planejar, dirigir e implantar escolas e entidades de ensino em geral.

A educação é a base para uma sociedade mais civilizada e desenvolvida, e por isso, mais do que cuidar dos aspectos pedagógicos, também é função do profissional de pedagogia, administrar e liderar a instituição escolar.

Todos os países que atingiram um nível superior de desenvolvimento devem isso ao investimento em educação e pedagogia. Estes investimentos devem ser constantes e sempre muito bem planejados.

Para tornar a educação melhor e mais atrativa, o trabalho do pedagogo deve ir além dos limites da escola.

Museus, bibliotecas, pesquisa com outros profissionais são as fontes que o profissional pode pesquisar para desenvolver o seu trabalho.

Como a educação é um processo dinâmico e novos conhecimentos estão sempre sendo gerados, o profissional de pedagogia deve sempre ir atrás de novidades.

Áreas de Atuação para o Profissional de Pedagogia

O mercado de trabalho para a pedagogia está cada vez mais ampliado no Brasil. Além dos empregos tradicionais, nas salas de aulas, dirigindo escolas (públicas e particulares) e no governo (em órgãos relacionados à educação, como o MEC), outras boas oportunidades de trabalho estão surgindo: o profissional de pedagogia pode, também, trabalhar em empresas de recursos humanos, em editoras, em ONGs e até em hospitais.

Em grande parte dos hospitais, principalmente entre os maiores e nos que realizam o trabalho com crianças, temos a instalação de bibliotecas e brinquedotecas.

O Curso de Pedagogia

Durante os primeiros anos do curso de pedagogia o foco será o estudo da estrutura e funcionamento da educação, princípios básicos de administração escolar, além de psicologia e metodologia geral de ensino.

A partir do terceiro ano, o aluno poderá escolher várias disciplinas optativas (complementares) para fazer, dentre as quais, a filosofia, a história da arte e a pedagogia para crianças portadoras de necessidades especiais se destacam.

Grade Básica do Curso de Pedagogia

•Sociologia Geral
•História da Educação
•Psicologia Aplicada à Educação
•Didática
•Filosofia Básica
•Economia Aplicada à Educação
•Conceitos Básicos de Administração
•Pedagogia Básica
•Língua Portuguesa
•Didática

Especializações da Carreira de Pedagogia

Dependendo do perfil do profissional, ele pode optar pelas seguintes especializações dentro da Pedagogia:

•Gerenciamento Escolar: Especialização da pedagogia onde o profissional atua administrando instituições de ensino, gerenciando instalações, recursos humanos e financeiros.
•Pedagogia para Educação Especial: Nesta especialização, o pedagogo desenvolve práticas e conteúdos escolares específicos para crianças, jovens e adultos portadores de necessidades especiais.
•Orientação Vocacional: Especialização onde o profissional de pedagogia atua ajudando e orientando os estudantes quanto à escolha profissional, aplicando e escrevendo modelos de testes vocacionais e também conversando com os alunos.
•Pedagogia Social: Nessa especialização, o profissional de pedagogia desenvolve atividades e conteúdos específicos para ONGs.
•Supervisão e Treinamento Pedagógico: Função onde o profissional atua treinando e orientando professores para que realizem um melhor trabalho com seus alunos.

Aspectos Favoráveis

Há excelentes oportunidades de emprego para pedagogia em faculdades, escolas particulares para crianças e também em empresas, auxiliando na produção de programas e conteúdos de seleção de recursos humanos.

Aspectos Desfavoráveis

O aspecto desfavorável da pedagogia é a grande competição pelas melhores vagas. Tanto na rede particular de ensino, quanto na rede pública. Para chegar a um bom cargo de pedagogia em uma Instituição Federal, por exemplo, o candidato tem que enfrentar concursos extremamente concorridos.

Confira a grade curricular de Pedagogia:


UFRGS

UPF

Entrevista com Zila Oliveira

A pedagoga Zila Fatima Moraes de Oliveira, formada em Pedagogia pela Universidade de Passo Fundo, em 2003; pós-graduada em Gestão Escolar, pela AUPECX (Santa Catarina) em 2004; Psicopedagogia, pela UNIVEST (Santa Catarina) em 2006 e Psicopedagogia Clínica, pela PORTAL (Passo Fundo), em 2008, está cursando Ciência da Educação, na UPAP (Universidad Politécnica y Artística del Paraguay, no Paraguai); e começou sua carreira nas escolas do interior de Soledade, onde, mesmo sem formação, lecionava para as séries iniciais. Após, concluiu o Magistério, pela UPF. Em 2000, começou a dar aulas nas escolas estaduais da cidade, também com as séries iniciais. Desde agosto de 2009, trabalha na 25ª Coordenadoria de Educação - 25ª CRE -, no setor Pedagógico, desenvolvendo atividades relacionadas a assuntos sobre Referências do Rio Grande, alimentação escolar, curso normal, Provinha Brasil e livros didáticos.

Clic - Porque você optou por Pedagogia?
Zila -
Porque é um curso que abrange muitas áreas da educação, você tem contato com todas as áreas do conhecimento, além do que, eu gostava de trabalhar com as séries iniciais e o curso de Pedagogia habilita o aluno para lecionar com turmas iniciais.

Clic - Como era o currículo do curso?
Zila -
Na época, fiz o curso aqui na cidade mesmo, pois era um curso de férias que a Universidade estava oferecendo. As aulas eram expositivas, com trabalhos em grupo, seminários. O currículo possuía disciplinas teóricas e práticas de uma forma balanceada. Sociologia, fundamentos, psicologia, Filosofia faziam parte da teoria, já a parte prática era bastante fácil, pelo menos pra mim, pois já estava acostumada com a sala de aula e toda a rotina que envolve a profissão. Na verdade, nessa parte prática, confirmei que realmente queria seguir na área e só veio a somar com o que eu já sabia. A teoria embasa a prática e o pedagogo é quem entende da educação, nisso se baseia a pedagogia.

Clic - Havia alguma disciplina mais difícil?
Zila -
Não diria difícil, mas a filosofia era um pouco enjoada, assim como a legislação era um pouco difícil.

Clic- O curso requer um grande investimento financeiro?
Zila -
Não é um curso caro. Era em média R$ 500,00, isso naquela época.

Clic - A remuneração compensa?
Zila -
Não, você leva muito tempo para recuperar o que investiu, não se sabe quando o retorno vai chegar. Você deve escolher os cursos de licenciatura por vocação mesmo, tem que gostar, porque na parte do salário, realmente é muita desvalorização e essa é uma profissão que deveria ser muito valorizada, já que todas as pessoas acabam por passar pelas mãos do professor.

Clic - Como é o mercado de trabalho na área?
Zila -
Apesar da educação ser complicada, existe muitas universidades que oferecem o curso, assim como é um curso que tem bastante procura e muitos profissionais disponíveis. Há pessoas que estão formadas, mas não estão trabalhando. Tem o problema de que não há muitos concursos na área também. Nas escolas, tem professores sobrando. O mercado é bem difícil e competitivo, porém se você busca uma melhor qualificação, se investe numa boa formação, com empenho, as oportunidades surgem e você não pode deixar elas passarem.

Clic - Como é a rotina: sobra tempo para a vida pessoal?
Zila - Se você tem organização, se programa e planeja, a rotina não toma muito o seu tempo. Mas, mesmo assim, às vezes, a escola toma muito tempo e quem acaba por sofrer com isso é sempre a família.

Clic - Que mensagem você deixa para quem quer seguir na Pedagogia?
Zila -
O aluno deve gostar, ter vocação para a área da educação e, também, gostar de interagir com pessoas. Ser muito criativo, gostar de ler, estar sempre buscando coisas novas e gostar de estudar, é claro. Deve gostar de crianças, pois o trabalho começa com elas, deve ter o pique que as crianças têm, interagir, pois a criança é ansiosa, gosta de perguntar, ela não fica lá sentadinha e quieta, ela está sempre ativa. O professor deve saber lidar com isso e buscar atividades que acabem não se tornando uma bagunça.

Para você que deseja ingressar em Pedagogia, o curso da educação, boa sorte.

Fonte: www.guiadacarreira.com.br

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade