Fórum Florestal marca participação da Emater/RS-Ascar na 10ª edição da Exposol

A região de Soledade tem grande potencial para a atividade florestal

Por Redação em 04/05/2010

   

nao. (Foto: Divulgação)
Fórum Florestal marca participação da Emater/RS-Ascar na 10ª edição da Exposol

Meio ambiente, agroindústria, artesanato e floricultura são assuntos organizados pela Emater/RS-Ascar para apresentar ao público da Exposol 2010. A décima edição da Exposol – Exposição Feira de Soledade inicia na próxima quarta-feira (05) e segue até domingo (09), no Parque de Eventos Centenário. Mas o diferencial para este ano ficará a cargo do Fórum Florestal – Exposol, que será realizado na quarta-feira (05), a partir das 14h, no Salão de Atos do Restaurante Panorâmico e contará com a presença do secretário Estadual do Meio Ambiente como palestrante. Às 19 horas, a presidenta da Emater/RS, Águeda Marcéi Mezomo, participa da abertura oficial do evento.

De acordo com o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Oriberto Adami, a região de Soledade tem grande potencial para a atividade florestal pelas características dos municípios e pela logística facilitada pelas rodovias. “Estamos satisfeitos por realizar um evento de tal importância durante a Exposol. Vamos abordar assuntos relevantes para a cadeia produtiva e propiciar a troca de informações e conhecimentos”, destaca Adami.

O gerente regional ainda destaca que durante o Fórum será apresentado o Programa de Revitalização dos Recursos Naturais, lançado recentemente pela presidenta da Emater/RS, Águeda Marcéi Mezomo. O Programa tem como objetivo aliar o crescimento da produtividade do agronegócio gaúcho à preservação ambiental. Entre as ações gerais do Programa estão a educação ambiental, com intensificação do trabalho nas escolas, uso e manejo correto do solo e da água, de forma a alcançar equilíbrio na produção e a recomposição das matas ciliares e da vegetação, para evitar enchentes e assoreamentos.

O Fórum contará com as palestras: O Programa Florestal RS - uma estratégia gaúcha para o desenvolvimento florestal do Estado, com o agrônomo da Emater/RS-Ascar, Ilvandro Barreto de Melo, e Legislação Ambiental e o papel do Estado para o desenvolvimento do setor de base florestal, com o secretário Estadual do Meio Ambiente, Giancarlo Tusi Pinto. Após, haverá espaço para debate.

Os visitantes da Exposol também poderão conferir a maquete ambiental, que retrata uma propriedade rural modelo, com diversas atividades econômicas, totalmente adequada na questão ambiental. A maquete estará localizada juntamente a Praça Noemia Binotto Furini, em frente aos Pavilhões 5 e 6. Além disso, a Emater/RS-Ascar está organizando, juntamente com demais entidades, a exposição das agroindústrias e do artesanato, no Pavilhão 5 e exposição de floricultura.

Homenagem
Na quinta-feira (06), no Pavilhão 5 – da Agroindústria e do Artesanato, às 15h, haverá homenagem póstuma ao colega da Emater/RS-Ascar, Glênio José da Costa, que era de Soledade e excerceu suas atividades na Instituição por 41 anos.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade