Fórum Florestal é realizado no primeiro dia da EXPOSOL 2010

Uma estratégia gaúcha para o desenvolvimento florestal do Estado.

Por Bruno Quevedo em 05/05/2010

   

nao. (Foto: Bruno Quevedo)
Fórum Florestal é realizado no primeiro dia da EXPOSOL 2010

A tarde do primeiro dia da EXPOSOL 2010 foi dedicada ao Meio Ambiente: o Fórum Florestal, que é uma estratégia gaúcha para o desenvolvimento florestal do Estado, foi realizado no auditório do Restaurante Panorâmico, às 14h00min e contou com a participação do Engenheiro Agrônomo e Coordenador Técnico do Programa Florestal do Estado - EMATER/RS, Ivandro Barreto de Melo e do Secretário Estadual do Meio Ambiente, Giancarlo T. Pinto, que palestraram sobre questões referentes ao Meio Ambiente.

O Fórum foi dividido em três etapas: a primeira, expondo sobre o Programa Florestal do Estado, que tem por objetivo geral: “ampliar e desenvolver ações que fortaleçam a cadeia produtiva de base florestal para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Estado do Rio Grande do Sul”.

A segunda discutiu a Legislação Ambiental e o papel do Estado para o desenvolviment0 do setor de base florestal e, na terceira parte, foi aberto o debate sobre as questões expostas.

Segundo o Secretário Estadual do Meio Ambiente, “o assunto que foi discutido é um debate polêmico e a Secretaria do Estado e o Governo pretendem mostrar o que pensam sobre o meio ambiente, assim como ouvir as principais demandas de Soledade e região”.

Já o Prefeito, Gelson Cainelli, que estava presente no evento integrante da EXPOSOL, citou que “o meio ambiente tem de ser considerado sempre na vida de todos, pois dependemos dele”.

Foi debatido, também, o Programa de Revitalização dos Recursos Naturais do RS, onde, através da responsabilidade social, busca-se obter essa revitalização.

O Programa tem como objetivos, a educação ambiental, o uso e o manejo correto do solo e da água e a recomposição das matas ciliares e da vegetação, através de reuniões, palestras, debates, capacitação de professores e alunos, agricultores e técnicos, mapeamento das áreas críticas de conservação das margens dos rios o desenvolvimento de ações de educação ambiental em geral.

O Meio Ambiente estará em discussão, novamente, na sexta-feira, dia 07, através do Workshop “Meio Ambiente e o uso racional d’água”, que acontecerá no auditório do Restaurante Panorâmico, às 09h00min.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade