Prefeitos e Secretários municipais reúnem-se na Exposol

Palestra da CONSEARGS (Conselho de Secretários de Administração do Rio Grande do Sul)

Por Redação em 06/05/2010
nao. (Foto: Divulgação)
Prefeitos e Secretários municipais reúnem-se na Exposol

A EXPOSOL, costumeiramente, é palco de vários painéis e palestras que acontecem em diversos pontos do Parque Centenário Rui Ortiz. Na edição deste ano aconteceu na no auditório do resturante panorâmico, na tarde desta quinta (6), um encontro – palestra da CONSEARGS (Conselho de Secretários de Administração do Rio Grande do Sul), com presença de lideranças das regiões da AMAJA, AMASB e AMPLA.

Com tema abordando Planejamento na Gestão Pública – Um desafio para o século XXI, os painelistas abordaram, principalmente, o planejamento como instrumento de gestão eficiente e resolutiva.

Marta Toloti, secretária de administração do município anfitrião, iniciou os trabalhos destacando a importância do planejamento no setor público como uma ferramenta necessária na atualidade e que um acompanhamento próximo do setor jurídico deve ser realizado de modo que as medidas administrativas sejam ampradas legalmente. “Existe uma demanda de municípios e de servidores que necessitam de aperfeiçoamento, e que nesse sentido a atividade do conselho é importante e que o mesmo representa a classe”, disse Marta, finalizando sobre a criação de uma EQP – Escola de Qualificação Profissional para aproveitar melhor as potencialidades dos servidores, devendo funcionar como uma espécie de formação continuada para os fncionários públicos.

A sequência da reunião se deu com a palesta da Professora Magda Pereira da Silva que ministrou um painel sobre a atualidade e o futuro da administração pública frente ao desenvolvimento tecnológico e agilidade da informacão e do conhecimento, fazendo referência à globalização. Magda, que é mestre em história, abordou a evolução da administração ao longo do tempo, fazendo alusão às administrações patrimonialistas, burocráticas e a gerencial, esta última envolvendo aspectos como: controle dos resultados, eficiencia no atendimento ao contribuinte, inovação e organização flexivel. A painelista citou que o atual momento é de transição e que a administração é mais operaconal, já a gestão se dá de modo mais humanizado e intelectual.

Participaram também desse encontro as assistentes técnicas da FAMURS, Majere Rosa de Oliveira e Marta Rerowsky, que em suas falas abordaram a atuação e o trabalho do conselho junto as prefeituras, atendendo a necessidade de atualizar os administradores e funcionários públicos. Representantes dos municípios de Vanini, Victor Graeff, Lajeado, Alvorada, Travesseiro e Barros Cassal também estiveram presentes no evento que contou com a presença de um grande número de servidores de entidades públicas de Soledade.


Fonte: aprosol.com.br

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade