Cherini ressalta crescimento e projeção mundial da Exposol

Por Redação em 06/05/2010
nao. (Foto: Guerreiro / Ag. AL )
Cherini ressalta crescimento e projeção mundial da Exposol

O presidente da Assembleia Legislativa, Giovani Cherini (PDT), destacou na noite desta quarta-feira (5), na abertura oficial da 10ª Exposol, que a feira multisetorial apresenta evolução em número de público e vendas, e no aprimoramento de produtos. Na solenidade, ocorrida no Parque de Eventos Centenário, o deputado afirmou que o evento projetou Soledade como referência mundial em pedras preciosas. Cherini lembrou, ainda, que a Feira Internacional de Pedras Preciosas da América Latina é uma atração de destaque na Exposol. “Soledade comercializa 90% das pedras preciosas do Brasil e, em função disso, conquistou espaço no mundo inteiro”, disse.

De acordo com o parlamentar, a cidade vive um excelente momento de expansão de pequenas indústrias que comercializam jóias e semi-jóias. “Mais do que vender a pedra bruta, é feita a transformação em adereços como brincos, colares e pulseiras, fazendo com que o valor agregado de pedras preciosas gere crescimento econômico, além de mais empregos para a comunidade local”, avaliou.

Entre as novidades da feira, neste ano, está a realização de seminário e exposição holística, sobre o poder da transmutação das pedras preciosas e da energização para pessoas e ambientes, nesta quinta-feira (6), às 10h. Soledade foi reconhecida oficialmente, por meio da Lei 12.874/2007, de autoria de Cherini, como a “Capital das pedras Preciosas”, atraindo a partir da iniciativa um número maior de turistas de fora do país.

Exposição multisetorial

O coordenador geral da Exposol, Orlando Klein, disse que a expectativa dos organizadores é de que mais de 150 mil pessoas visitem a exposição, até o próximo dia 9, no Parque de Eventos Centenário. “Esta 10ª edição, que conta com 700 expositores, será um marco na história de Soledade”, frisou. Conforme Klein, a exposição é um evento de caráter empresarial, com as atividades direcionadas às feiras específicas de pedras preciosas; da indústria, comércio e serviços; da agroindústria; de agronegócios, de modo que contemple a maior quantidade de expositores, sem perder de vista a qualidade das empresas e dos produtos a serem comercializados. Além disso, oferece ao público visitante várias oportunidades culturais e de lazer, com shows artísticos.

- Feira da Indústria, Comércio e Serviços
Estandes: 146 empresariais e cinco institucionais
O setor, que é realizado desde a primeira edição da Exposol, continua forte neste ano e com uma significativa mostra da pujança da indústria, do comércio e dos serviços do município e do país, sendo 55% expositores locais.

- Feira de Agronegócio
Estandes: 235 empresariais e nove institucionais
A 10ª Feira de Agronegócio se faz presente nesta edição, mostrando diversidade de produtos que torna o setor competitivo e com uma produtividade mais expressiva. Estão expostos maquinário, veículos modernos e ágeis e as diferentes espécies de animais, em eventos atrativos e propiciando negócios vantajosos. Também oferece atividades de qualificação, na forma de oficinas.

- Cavalo Crioulo
Estante Institucional: um
Baias: 78
A participação da Raça Crioula na Exposol é coordenada pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Soledade - NCCCS. O setor terá intensas atividades, tais como a VI Credenciadora ao Freio de Ouro, VII Exposição Morfológica e V Leilão Exposol Preciosidades Crioulas.

Entre os participantes da solenidade de abertura, estavam os deputados estaduais Gilmar Sossella (PDT), Gerson Burmann (PDT), Cassiá Carpes (PTB), Paulo Brum (PSDB), Adolfo Britto (PP), o secretário de Estado do Turismo, Esporte e Lazer, Heitor Goularte, o presidente da Famurs, Marcus Vinícius Almeida, o prefeito de Soledade, Gelson Renato Cainelli, o vice-prefeito, Luiz Carlso Vizzoto, a presidente da Câmara de Vereadores, Amália Aparecida de Souza, dirigentes e representantes de entidades, e as soberanas da 10ª Exposol, a rainha Jeana Cainelli, e as princesas Renata Lourenço e Manuela Ferreira.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade