Wokshop sobre Meio Ambiente é realizado

Meio Ambiente em destaque na Exposol 2010.

Por Bruno Quevedo em 07/05/2010

   

nao. (Foto: Bruno Quevedo)
Wokshop sobre Meio Ambiente é realizado

O Workshop III que esteve dentro da programação da décima edição da EXPOSOL, discutiu o “Meio Ambiente e o uso racional da água”, na manhã de hoje, sexta-feira, dia 07.

O objetivo geral era debater sobre os impactos dos resíduos líquidos e sólidos no meio ambiente, em especial, nos mananciais de água.
O evento aconteceu no auditório do Restaurante Panorâmico e visava atingir estudantes universitários, funcionários de empresas, presidentes de entidades de classe, estagiários e público em geral. Estiveram presentes o Prefeito, Gelson Cainelli, o Gestor Geral da APROSOl, Orlando Klein, o Diretor do Campus da UPF Soledade, Idionei O. Vieira e o Presidente da COOGAMAI, Izaldir A. Sganzerla e público em geral.

A palestrante, Engenheira Química, Carmen Níquel, fundadora da Fundação Estadual de Proteção Ambiental - FEPAM -, expôs sobre a legislação ambiental para a indústria de pedras preciosas, onde o impacto das atividades das empresas podem causar danos urbanos, industriais, agrícolas, ao extrativismo mineral, assim como acidentes ambientais, ressaltando a importância da licença ambiental que está incluída dentro da Política Nacional do Meio Ambiente. O tema tem grande relevância e abrangência dentro de Soledade, pois as empresas do setor de pedras utilizam a lavagem, serra, lixamento, lapidação, classificação, o polimento e tingimento de pedras, que são atividades que podem causar danos ao meio ambiente onde as mesmas estão instaladas. Segundo a Engenheira, “a legislação é perfeitamente cumprível, mas a empresa precisa ter a vontade e recursos que sejam destinados a esse cumprimento, assim, evitando maiores custos com o descumprimento da lei, sem falar que a legalização qualifica a empresa, colocando-a na frente”.

O segundo painel, com o Professor Dr. Ivo André Homrich Schneider, da UFRGS, tratou sobre a utilização consciente da água na indústria de pedras preciosas. O terceiro, com Claudinei Rempel, do SENAI-RS, sobre a usina de tratamento de resíduos e produção mais limpa. O quarto e último painel embasou ideias sobre o saneamento básico, sob a responsabilidade da CORSAN.

O Workshop é a segunda ocasião onde o Meio Ambiente esteve em destaque na EXPOSOl 2010, sendo que o mesmo já havia sido debatido no Fórum Florestal, que aconteceu na tarde do primeiro dia da Feira.

O ciclo de painéis é uma promoção do Centro Tecnológico de Pedras, Gemas e Joias do RS, do SINDIPEDRAS e da APROSOL.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade