
Durante os cinco dias da Feira, os visitantes podem visitar o estande da Universidade de Passo Fundo - UPF - e conhecer as novidades do Centro Tecnológico de Pedras, Gemas e Joias do Rio Grande do Sul - o CTPedras.
O Centro vem capacitando pessoas através dos cursos oferecidos há quatro anos e nos últimos tempos, vem buscando aprimorar e incrementar os equipamentos.
Dentre as aquisições, estão expostas para o público a gravadora a laser, a impressora 3D e peças feitas pela máquina de corte a jato d’água.
Segundo o Coordenador do CTPedras, Juliano Tonezer, o objetivo do Centro estar presente na Exposol, é o de “divulgar os equipamentos, para que o setor de gemas e joias perceba o potencial do Centro, além de oferecer a possibilidade de que o empresário conheça e possa usufruir na sua empresa’.
O objetivo do CTPedras é a qualificação das pessoas e é acompanhado pela atividade de pequisa científica e tecnológica em vários projetos, alguns deles, associados a instituições como o SINDIPEDRAS e cooperativas de garimpeiros.
O Centro é coordenado e mantido pela UPF, Prefeitura Municipal de Soledade e SINDIPEDRAS e atua desde a sua inauguração, em junho de 2006. Em dois anos de atividades, foram qualificadas cerca de 150 pessoas nos cursos de Joalheria Básica, Design de Joias, dentre outros, oferecidos pelo SENAI, SEBRAE e pela UPF.
Para o ano de 2010, novos cursos serão disponibilizados, como Desenvolvimento Virtual de Artefatos e Joias, Prototipagem Rápida, Fundição em Cera Perdida e Lapidação de Gemas.
Conheça o trabalho do CTPedras no estande da Exposol, localizado logo na entrada da Feira Internacional de Pedras Preciosas, em frente ao estande do Banrisul.
Exposol 2018 - Feira Internacional é divulgada na imprensa de Porto Alegre
Comitiva esteve participando de programas e gravando entrevistas na Band, SBT RS e Rede Pampa
Coordenadores acompanham preparação da Exposol 2018 - Feira Internacional
Reunião aconteceu na última segunda-feira, 16/4, ocasião em que foi dado um panorama das ações em andamento
Parque de Eventos começa ser preparado para Exposol 2018 - Feira Internacional
Equipes já trabalham na montagem dos estandes, melhoria da estrutura, serviço de jardinagem e pinturas
Bruno Zortéa
Passado Perfeito
Fernando Martins
Pobreza nos discursos e na mente regional
Pai Tadeu do Oxalá
Os caminhos do Amor