UPF e CTPedras presentes na Exposol 2010

Máquinas estão expostas no estande da UPF.

Por Bruno Quevedo em 08/05/2010

   

nao. (Foto: Bruno Quevedo)
UPF e CTPedras presentes na Exposol 2010

Durante os cinco dias da Feira, os visitantes podem visitar o estande da Universidade de Passo Fundo - UPF - e conhecer as novidades do Centro Tecnológico de Pedras, Gemas e Joias do Rio Grande do Sul - o CTPedras.

O Centro vem capacitando pessoas através dos cursos oferecidos há quatro anos e nos últimos tempos, vem buscando aprimorar e incrementar os equipamentos.

Dentre as aquisições, estão expostas para o público a gravadora a laser, a impressora 3D e peças feitas pela máquina de corte a jato d’água.

Segundo o Coordenador do CTPedras, Juliano Tonezer, o objetivo do Centro estar presente na Exposol, é o de “divulgar os equipamentos, para que o setor de gemas e joias perceba o potencial do Centro, além de oferecer a possibilidade de que o empresário conheça e possa usufruir na sua empresa’.

O objetivo do CTPedras é a qualificação das pessoas e é acompanhado pela atividade de pequisa científica e tecnológica em vários projetos, alguns deles, associados a instituições como o SINDIPEDRAS e cooperativas de garimpeiros.

O Centro é coordenado e mantido pela UPF, Prefeitura Municipal de Soledade e SINDIPEDRAS e atua desde a sua inauguração, em junho de 2006. Em dois anos de atividades, foram qualificadas cerca de 150 pessoas nos cursos de Joalheria Básica, Design de Joias, dentre outros, oferecidos pelo SENAI, SEBRAE e pela UPF.

Para o ano de 2010, novos cursos serão disponibilizados, como Desenvolvimento Virtual de Artefatos e Joias, Prototipagem Rápida, Fundição em Cera Perdida e Lapidação de Gemas.

Conheça o trabalho do CTPedras no estande da Exposol, localizado logo na entrada da Feira Internacional de Pedras Preciosas, em frente ao estande do Banrisul.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade