Placa comemorativa à Operação Laçador é entregue na Exposol

Operação Laçador é destaque.

Por Bruno Quevedo em 08/05/2010

   

nao. (Foto: )

Na manhã deste sábado (08) aconteceu no Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz, junto ao Prédio da Imprensa, o descerramento da Placa alusiva à Operação Laçador, que foi deflagrada em Soledade e em alguns municípios do Alto da Serra do Botucaraí, entre os dias 16 a 27 de outubro de 2009.

A Operação Laçador foi um exercício realizado pelo Ministério da Defesa, no Comando Sul, com a participação da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, simultaneamente em três Estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná). Esse foi o maior exercício combinado da América Latina, devido ao número de Comandos e efetivo das três Forças armadas do País, totalizando a participação de aproximadamente 8 mil pessoas, entre homes e mulheres.

Em Soledade, foi instalado o Centro de Comando das Operações do Rio Grande do Sul, sob comando do General de Divisão, Araquém de Albuquerque, além da instalação do QG da 3ª divisão do Exército, com Sede em Santa Maria, a Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército, com sede em Cruz Alta, o Primeiro Batalhão de Comunicação, com sede em Santo Ângelo, Companhia de Comando da 3ª divisão de Exército, com sede também em Santa Maria. Já na localidade de Margem São Bento instalaram-se o 6ª Comando e a Brigada de Infantaria Blindada, ambos com sede em Santa Maria.

No momento da entregam da placa o Coronel de Artilharia, Flávio Marcus Lancia Barbosa, representando o Comando da 3ª Divisão do Exército, enfatizou a colhida do município e também as excelentes condições para desenvolver o trabalho, a operação foi muito importante para os participantes, pois foi possível praticar as ações com o apoio da comunidade. “A história do Rio Grande do Sul está ligada a história de conquista de demarcações de fronteiras e o exército, assim como os gaúchos trabalharam ao longo do tempo para manter essas fronteiras e também o patrimônio do nosso Estado”, disse.

Fonte: APROSOL

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade