Segunda-feira deve ser de chuva forte, ventania e queda de granizo no RS

Noroeste deve registrar o maior volume de chuva

Por Redação em 17/05/2010

   

nao. (Foto: Tadeu Vilani)
Segunda-feira deve ser de chuva forte, ventania e queda de granizo no RS

A segunda-feira amanhece com muita nebulosidade sobre o Rio Grande do Sul. Em parte, pelos ventos úmidos que sopram do mar e em parte pela formação de um ciclone extratropical que vai ganhar forma ao longo do dia. Além da formação do fenômeno existe também um sistema chamado de "vórtice ciclônico de altos níveis" que se propaga da Argentina em direção ao Brasil. A combinação dos dois pode provocar temporais sobre o RS ainda hoje.

Os maiores volumes de chuva são esperados para o Noroeste, com acumulados de 60 mm. Além da chuva, há também risco para vendavais, com rajadas em torno de 80 km/h e granizo. As áreas de chuva atingem, principalmente, o Oeste e Noroeste e no decorrer do dia deslocam-se em direção à faixa litorânea. Por este motivo, na faixa leste, área que abrange a Capital, o risco de temporais é maior durante a noite e a madrugada da terça-feira. A grande quantidade de nuvens dificulta a elevação da temperatura e a diferença entre mínima e máxima será pequena.

Amanhã, o ciclone extratropical dá origem a uma frente fria que continua provocando chuva em grande parte Estado. A possibilidade de temporais é maior durante a madrugada, mas a chuva persiste. O vento acentua a sensação de frio e a máxima fica abaixo dos 17ºC.

Na quarta-feira, a frente fria se afasta do Rio Grande do Sul, mas os ventos úmidos do mar deixam muita nebulosidade sobre o Estado, com chuva fraca e isolada. A alta umidade e os ventos constantes acentuam a sensação de frio.

Na quinta-feira, o tempo será sem chuva com nebulosidade variável no Oeste. Nas demais regiões, há pancadas de chuva, especialmente no nordeste e leste do Estado. Na Serra, a temperatura pela manhã deve ser de 9°C. Em Porto Alegre, o tempo segue instável com pancadas de chuva e máxima deve ser de 21°C à tarde.

A previsão para a sexta-feira é de tempo seco com mescla de sol e nuvens na maior parte do RS, ma ainda há chance de chuva entre o litoral norte e a serra gaúcha. A temperatura oscila entre 9°C e 24°C.


Fonte: clicrbs.com.br

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade