Tarde de Campo mostra vantagens do uso de energia solar na secagem de grãos e armazenagem

Secador solar de grãos utiliza a energia do sol como fonte de fornecimento de calor

Por Redação em 18/05/2010
nao. (Foto: Divulgação)
Tarde de Campo mostra vantagens do uso de energia solar na secagem de grãos e armazenagem

Produtores do município de Vila Lângaro e região terão oportunidade de conhecer uma tecnologia simples econômica e sustentável para secagem e armazenagem de grãos com o uso da energia solar. Será na Tarde de Campo sobre Secagem e Armazenagem de Grãos, a ser realizada na próxima quarta-feira (19), a partir das 13h, na propriedade de Sérgio Costella, Linha Scheleder, município de Vila Lângaro. O evento técnico é promovido pela Emater/RS-Ascar, com apoio da administração municipal.

O secador solar de grãos utiliza a energia do sol como fonte de fornecimento de calor, tem baixo custo e pode ser construído pelo produtor, aproveitando uma energia limpa e inesgotável, o que reduz o custo da secagem. O silo de alvenaria para armazenagem de cereais também tem baixo custo. De acordo com o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Oriberto Adami, essa tecnologia beneficia muitos produtores que precisam secar e armazenar os grãos, seja para utilização na propriedade, venda ou estocagem à espera de melhores preços.

Nas três estações os extensionistas da Emater/RS-Ascar vão passar as informações técnicas, as vantagens e tirar as dúvidas dos produtores. Na primeira estação, o técnico em agropecuária Justino Alberti fala sobre a secagem de cereais com uso da energia solar. Na segunda, o agrônomo Volnei Righi explica sobre a manutenção da qualidade do grão e, na última, o técnico em agropecuária Luciano Bruch fala sobre o custo de implantação e manutenção da secagem e armazenagem na propriedade.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade