‘O estudo da vida’: Curso Superior de Ciências Biológicas

O biólogo estuda as formas de vida com o objetivo de evoluir o conhecimento científico e aplicá-lo na melhoria da qualidade de vida.

Por Bruno Quevedo em 19/05/2010
nao. (Foto: Arquivo pessoal Paulo Teixeira)
‘O estudo da vida’: Curso Superior de Ciências Biológicas

A biologia é o ramo da Ciência que estuda os seres vivos (do grego βιος - bios = vida e λογος - logos = estudo, ou seja, o estudo da vida).

Debruça-se sobre o funcionamento dinâmico dos organismos, desde uma escala molecular subcelular, até o nível populacional e interacional, tanto intraespecificamente, quanto interespecificamente, bem como a interação da vida com seu ambiente físico-químico.

O biólogo estuda as formas de vida com o objetivo de evoluir o conhecimento científico e aplicá-lo na melhoria da qualidade de vida.

O curso bacharelado, com duração, em média, de quatro anos, capacita para a pesquisa e para ações de utilização de espaços de forma sustentável e de harmonização com o progresso, a ética e o desenvolvimento da sociedade.

Já a licenciatura fornece subsídios para atuação docente de maneira autônoma, ética e produtiva, formando as novas gerações com responsabilidade sociocultural, em escolas da educação básica, nas redes públicas e privadas.

O Biólogo estuda os seres vivos com o objetivo de analisar as principais características das formas de vida, o seu papel na natureza e, também, a sua interação com as outras formas de vida.

Entre as aplicações práticas que o profissional de biologia ajuda a desenvolver, destaca-se:

•Estudo da aplicação de microorganismos na fabricação de alimentos, produtos e medicamentos.
•Utilização dos conceitos da biologia na proteção do meio-ambiente e na conservação das espécies.
•Estudo de bactérias e vírus para a produção de vacinas e remédios para doenças.
•Estudo das relações biológicas entre as formas de vida animais e vegetais.
•Realização de experiências genéticas para cura de doenças e aplicações industriais gerais.

A biologia é uma ciência que está presente dentro de muitas outras áreas, e é a base de todas as ciências biológicas.

Cursos de Biologia

A principal diferença entre os cursos de bacharelado e licenciatura, em biologia, é que no curso de biologia licenciatura é dado um enfoque menor na questão científica e um enfoque maior na questão pedagógica: o biólogo formado em licenciatura não é formado para ser um pesquisador, e, sim, formado para ser um professor de biologia.

Confira as principais disciplinas
do curso de biologia (baseado em um curso padrão de biologia bacharelado de 4 anos):

• Introdução à Biologia
• Física I
• Cálculo I
• Química I
• Metodologia de Pesquisa Científica
• Introdução à Ecologia
• Ecologia II
• Cálculo II
• Biologia Tecidual
• Morfologia e Taxonomia
• Bioquímica I
• Zoologia dos Invertebrados
• Zoologia dos Vertebrados
• Genética I
• Anatomia e Fisiologia Humana I
• Respiração, Circulação e Metabolismo
• Neurofisiologia
• Sistemas Endócrinos e Musculares
• Origem da Vida
• Teoria da Evolução e Origens das Espécies
• Botânica
• Fisiologia Vegetal
• Biologia Molecular
• Microbiologia


Confira os currículos do curso:

Universidade de Passo Fundo - bacharel

Universidade de Passo Fundo - licenciatura

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pontifícia Universidade Católica RS

Entrevista com Paulo Teixeira

O biólogo Paulo Eduardo Pedroso Teixeira (conhecido como Pépe) formou-se em Ciências Biológicas, pela Universidade de Passo Fundo, no ano de 1980, na primeira turma da UPF, além de ter realizado cursos na área da Microbiologia, Educação Ambiental e Anatomia. Desde 1981 atua como professor na área, sendo que já lecionou em Fontoura Xavier, Mormaço, Ibirapuitã, além de ter dado aulas no antigo Curso Técnico em Enfermagem, nas disciplinas de anatomia e microbiologia. De 1998 até 2002, trabalhou na 25ª Coordenadoria de Educação e, atualmente, é vice-diretor do turno da noite, na escola Maurício Cardoso, onde já leciona há cerca de 20 anos.

Clic - Você sempre desejou fazer biologia?
Paulo -
Não. No início eu queria fazer Odontologia. Comecei a fazer biologia porque eu fiquei sabendo que abriria o curso e resolvi fazer para ver como era e na mesma época eu já recebi o contrato da escola, e como eu estava gostando, continuei no curso.

Clic - O currículo do curso era mais prático ou teórico?
Paulo -
O curso é difícil, tem bastante teoria e prática. Na época era mais teórico e também havia o problema de ser a primeira turma, então não haviam tantos professores disponíveis, mas, mesmo assim havia bastante prática, inclusive, por ser a primeira turma, fomos nós que começamos a organizar o Muzar, que é o museu da UPF. Durante o curso nós realizamos bastante viagens para trabalho e pesquisa de campo, numa delas, fomos para Iraí, na disciplina de paleontologia, e podemos entrar em contato com a cultura indígena. Nessas viagens o aluno aprende e conhece muito da área.

Clic - Quais disciplinas eram mais teóricas?
Paulo -
Zoologia e botânica tinham bastante teoria.

Clic - As mais práticas?
Paulo -
A disciplina de Microbiologia.

Clic - Quais eram as disciplinas mais fáceis e as mais difíceis?
Paulo -
Na minha visão pessoal a mais fácil era a histologia, difícil, talvez, fisiologia vegetal, que estuda o funcionamento das plantas.

Clic - É difícil de conseguir emprego na área?
Paulo -
Eu comecei bem cedo, já no segundo semestre, a dar aulas porque havia falta de professores na área da biologia, mas não indico isso, pois toma um bom tempo e, às vezes, é um erro porque você não se dedica da forma que deve. Hoje acho que ainda é uma área onde não há muitos profissionais disponíveis. Mas, acho que não é muito difícil de conseguir um emprego dentro da biologia, na área da educação claro. Além do que, a biologia é um dos cursos que são bastante procurados.

Clic - Qual área da biologia você considera mais promissora?
Paulo -
A biologia é muito vasta, porém, acho que a genética é uma área que é boa para seguir, assim como a fisiologia. Inclusive, a genética é uma das matérias que os alunos têm certa dificuldade.

Clic - Biologia é um curso caro?
Paulo -
Acho que sim, das licenciaturas, senão é o mais caro, é um dos mais.

Clic - Como é a remuneração?
Paulo -
É ruim. E piorou se comparando com aquela época. Você demora para obter uma boa rentabilidade, mas vem.

Clic - Mesmo tendo pouca rentabilidade, você voltaria atrás e escolheria o curso novamente?
Paulo -
Eu não me arrependo de ter escolhido o curso e escolheria sim, em termos de interesse, mas não em termos financeiros. Por esse lado eu não sei se faria novamente.

Clic - Que mensagem você deixaria para quem deseja fazer biologia?
Paulo -
Biologia é uma área interessante, porém nem todos acham uma área fácil, o aluno tem que se dedicar senão, não aprende. Deve haver muito estudo e horas de dedicação para se ter o resultado que quer.

Para você que quer seguir no ‘estudo da vida’, boa sorte!

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Biologia
http://www.guiadacarreira.com.br/

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade