IBGE: apenas 4 municípios do País não têm assistência social

Apenas quatro dos 5.565 municípios brasileiros declararam não possuir estrutura para tratar da política de assistência social.

Por Bruno Quevedo em 21/05/2010

   

nao. (Foto: Divulgação)
IBGE: apenas 4 municípios do País não têm assistência social

Apenas quatro dos 5.565 municípios brasileiros declararam não possuir estrutura para tratar da política de assistência social, de acordo com pesquisa divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As prefeituras de Barão de Antonina (SP); Fama (MG); Monte Belo do Sul (RS) e Rio do Antonio (BA) afirmaram não ter órgão gestor na área. Em 2005, 16 cidades não tinham estrutura.

O Suplemento de Assistência Social da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) foi elaborado pelo órgão com dados referentes ao ano de 2009. De acordo com o estudo, 98,6% dos municípios brasileiros realizam serviços socioassistenciais. Em 2005, o índice era de 96,3%.

O crescimento da estrutura para o setor, em termos regionais, ocorreu com mais intensidade no Sul: passou de 93,9% para 99,2%.

A alta foi maior nos grupos de municípios com até 5 mil habitantes: de 93,5% para 97,5%. A oferta de proteção social básica (direcionada a pessoas com pouco acesso a serviços públicos ou com vínculos fragilizados) estava mais disseminada do que os serviços de proteção social especial (que atende indivíduos em situações de violações de direitos).

Fonte: Terra

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade