Plantio do trigo está atrasado no Estado

Por Bruno Quevedo em 28/05/2010
nao. (Foto: Divulgação: Emater)
Plantio do trigo está atrasado no Estado

O plantio da safra 2010 de trigo segue de forma muito tímida, quer pelo tempo úmido em determinados momentos, quer pelo desânimo do produtor com a atual situação do produto, que atravessa problemas com os preços baixos e dificuldades na comercialização.

Segundo Informativo Conjuntural, elaborado pela Emater/RS-Ascar, em anos anteriores, nesta época, o percentual de área plantada já teria alcançado os 19%, com cerca de 15% germinados.

Já em relação ao milho que, junto com o feijão 2ª safra, a cultura que ainda apresenta lavouras por colher. Estas, que representam 18% do total, já poderiam estar colhidas em sua grande maioria, não fosse o tempo úmido e desfavorável para os trabalhos.

Além disso, o processo de colheita avança pouco, devido a problemas decorrentes de uma infraestrutura de armazenagem deficiente em boa parte das pequenas propriedades, onde se localiza a imensa maioria dessas lavouras que se encontram por colher.

No Estado, é relativamente comum, em zonas onde há predominância dessas propriedades, a sua permanência até quase o início do plantio da safra subsequente.

Fonte: Cristal AM, com informações da Emater/RS-Ascar.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade