6º Encontro dos Assessores de Comunicação Social

O Dia da Imprensa, comemorado nessa terça-feira, 01 de junho, foi marcado pelos assessores de Comunicação Social dos Municípios

Por Redação em 02/06/2010
nao. (Foto: Fernando Rezende)
6º Encontro dos Assessores de Comunicação Social

O Dia da Imprensa, comemorado nessa terça-feira, 01 de junho, foi marcado pelos assessores de Comunicação Social dos Municípios com a realização do 6º encontro estadual da categoria, no auditório da FAMURS - Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do RS, em Porto Alegre. Uma das atrações desse primeiro dia do evento foi a presença do jornalista e professor Manuel Carlos Chaparro que falou sobre a comunicação como ferramenta estratégica na administração municipal. Destacou que as assessorias de Comunicação são uma extensão dos veículos de imprensa e que as informações devem sempre ser prestadas com rapidez, clareza e veracidade.

- A notícia passou a ser a forma mais eficaz de os sujeitos sociais agirem e interagirem no mundo – disse Chaparro. Segundo ele, é preciso criar e consolidar uma cultura em que as razões da notícia, e não as da propaganda, orientem o trabalho e as escolhas. – Propaganda deve ser efeito, não objetivo – ressaltou.


Chaparro iniciou sua carreira de jornalista em Lisboa. No Brasil (para onde emigrou em 1961), foi repórter, editor e/ou articulista em vários jornais e revistas de grande circulação. Com reportagens individuais, por quatro vezes teve trabalhos premiados no Prêmio Esso de Jornalismo.

Pela manhã, participaram o diretor de jornalismo do Grupo Bandeirantes, Renato Martins e a coordenadora do Grupo RBS online e do clic RBS, que falaram sobre as mídias sociais, destacando o twitter, orkut e facebook. A prevenção e gerenciamento de crises institucionais foi o tema tratado pelo diretor da assessoria de comunicação da Secretaria Estadual da Saúde, Paulo Burd; e pelo coordenador de Comunicação Social do gabinete do pPrefeito de Porto Alegre, Giuliano Thadeu, com a mediação de Martha Becker, diretora da ABRACOM/Região Sul.

Solenidade de Abertura

A abertura oficial ocorreu no turno da tarde e contou com as presenças dos presidentes da FAMURS, Marcus Vinícius Vieira de Almeida; da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Ercy Torma; e das presidentes do Conselho Regional dos Profissionais de Relações Públicas (CONRERP), Maria Amélia Cruz; e do CEASCOM, Genoveva Penz. Torma destacou o Dia da Imprensa, fixada pela Lei 9.831, elaborada pelo deputado federal Nelson Marchezan e que teve a sanção do presidente Fernando Henrique Cardoso, em 13 de setembro de 1999. O 1º de junho lembra o surgimento, em 1808, do jornal “Correio Braziliense”, editado em Londres por Hipólito José da Costa e que pregava a independência do Brasil do Reino de Portugal.

Nunes destacou a derrubada do veto da governadora, pela Assembléia Legislativa do Estado em 18 de maio, ao projeto de lei 236/2009, de autoria do deputado Sandro Boka (PMDB), que determina a obrigatoriedade do diploma em Jornalismo para o exercício da profissão no serviço público estadual. O veto foi derrubado por 35 votos, contra apenas três favoráveis à manutenção.

- É uma vitória histórica que mostra a disposição de luta da nossa categoria - comemorou Nunes, acrescentando que os deputados gaúchos disseram sim à educação no Brasil, ao contrário dos ministros do Supremo’.

O presidente do Sindicato elogiou o trabalho do CEASCOM e da ASCOM FAMURS na busca pela profissionalização dos assessores de Comunicação. Genoveva ressaltou a grande participação dos assessores no encontro, cerca de 100, e que a cada ano o evento vem se consolidando, assim como, a atuação do Conselho dos Assessores de Comunicação dos Municípios, vinculado à FAMURS.

O presidente da FAMURS foi homenageado pela equipe da Assessoria de Comunicação da entidade e pelo CEASCOM em razão do apoio que tem prestado ao trabalho dos assessores e por reconhecer a importância da comunicação, como uma área fundamental e estratégica para as administrações municipais.

Manual: Comunicação Estratégica: Construindo a Imagem da Administração Municipal

Ainda na solenidade de abertura, ocorreu o lançamento do Manual Comunicação Estratégica: Construindo a Imagem da Administração Municipal. Com 22 páginas, o livreto é dirigido às assessorias de comunicação dos Municípios e traz orientações e dicas aos profissionais que atuam nessa área.

– Esperamos que seja um livro de cabeceira dos assessores e que esta publicação venha ajudar a aprimorar o trabalho da comunicação municipal – disse a coordenadora da ASCOM, Sandra Domit.

CASES

A apresentação dos projetos implementados pelas assessorias de Comunicação das prefeituras foi outro atrativo do encontro. A primeira apresentação foi do Município de Marata, que ficou em 1º lugar com o projeto Memórias de uma estação, da assessora Cristiane Scherer, e divulga os 100 anos da via férrea no Município. A assessora Susana Goerck, de Eldorado do Sul foi a segunda a fazer a apresentação do seu projeto, Ouvidoria Institucional, uma ferramenta da comunicação pública, que recebeu o 2º lugar do CEASCOM.

Com o projeto Vigilantes Mirins, assessora Daiane Crestani, de Sananduva que ficou em 3º lugar, fez a última apresentação do case. Trata-se de uma parceria da Assessoria de Comunicação com a Secretaria de Saúde do Município para a realização de uma campanha visando a prevenção da saúde, trabalhando assuntos relacionados à vigilância sanitária.

Também foram convidadas pelo CEASCOM para apresentar seu trabalho sobre excelência no atendimento ao cidadão coordenado pelas áreas de comunicação, as professoras da FABICO, Karla Muller e Vera Gerzson.

O 6º Encontro dos Assessores de Comunicação Social dos Municípios prossegue nessa quarta-feira, 02 de junho, e é uma promoção do Conselho dos Assessores Municipais de Comunicação Social do RS (CEASCOM), vinculado à FAMURS, com a organização da área de Comunicação Social e Marketing da entidade. O patrocínio é do Banrisul.

O evento é dirigido a jornalistas, publicitários, relações públicas e demais gestores públicos que atuam nas Assessorias de Comunicação e/ou Imprensa das Prefeituras e Câmaras de Vereadores gaúchas.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade