Emater/RS-Ascar realiza diversas ações de meio ambiente na região de Passo Fundo

Programa de Revitalização dos Recursos Naturais

Por Redação em 04/06/2010
nao. (Foto: Divulgação)
Emater/RS-Ascar realiza diversas ações de meio ambiente na região de Passo Fundo

Com o foco na conscientização e nos objetivos do Programa de Revitalização dos Recursos Naturais, uma série de eventos relacionados ao meio ambiente está sendo realizada na região de Passo Fundo. Os eventos também marcam as comemorações da Semana do Meio Ambiente. "Nós, da Extensão Rural, atuamos em diversas frentes, mas a sustentabilidade ambiental está presente em todas as nossas ações", explica o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Oriberto Adami.

Na última terça-feira, dia 1º, no município de Pontão, foi realizado o IV Pedágio Ecológico. A promoção foi da Emater/RS-Ascar, secretarias da Educação e Agricultura, escolas e demais entidades do município. O pedágio aconteceu na RS 324, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação dos recursos naturais. Na oportunidade, foram distribuídos folders, sacolinhas de lixo para carros e mudas de árvores nativas. De acordo com a equipe municipal da Emater/RS-Ascar de Pontão, cerca de 700 carros foram abordados.

@

Abaixo segue alguns eventos a serem realizados na região, nos próximos dias:

X Semana Ecológica - Casca

De 31 de maio a 07 de junho, haverá visitação ao viveiro municipal; caminhadas ecológicas; palestras sobre água em todas as escolas; palestra nas escolas, sobre Dengue, Borrachudo e Cuidados com alimentos; distribuição de mudas de plantas nativas; palestra show Evolução e Diversidade; palestra do Instituto Ambiental Rubem Zart e UPF – Tema: Meio Ambiente, tentando fazer a lição de casa; apresentação nas escolas, do projeto desenvolvido pelas prendas do CTG Laço da Amizade.

Caminhada em defesa do Meio Ambiente – Almirante Tamandaré do Sul

No dia 04 de junho, nesta sexta-feira, será feita uma caminhada pelos estabelecimentos comerciais, com enfoque ambiental para preservação do meio ambiente, através do destino correto do lixo, com separação e aproveitamento do lixo orgânico realizando a compostagem. Serão distribuídos folders, mudas de árvores e selo de participação.

Também será organizada gincana ambiental com organização dos grupos e prévia entrega das tarefas, com a culminância nesta sexta-feira, 04 de junho, com atividades que visem à preservação do meio ambiente, destino correto do lixo e premiação da equipe vencedora.

SOS Rio Jaboticaba – Novo Tiradentes

No dia 04 de junho, um grupo de alunos, que optou por ajudar o meio ambiente, estará recolhendo lixo na beira do Rio Jaboticaba, próximo à Usina da Creluz.

Plantio de mudas nativas em APP - Chapada

Num trabalho em parceria com o IEE Júlia Billiart, Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente e Grupo Ecológico Quero-Quero e Emater/RS-Ascar, hoje, dia 04, serão plantadas 100 mudas nativas ao longo da margem do Rio Zaina, para reposição da mata ciliar. Esta área será monitorada bimensalmente pelo Grupo Ecológico Quero-Quero e Emater/RS-Ascar, que vão acompanhar o desenvolvimento das mudas.

Panfletagem sobre 10 dicas do manejo do lixo - Chapada

Neste sábado (05), será distribuído em todas as residências da sede do município, um panfleto com 10 dicas relacionadas à disposição e encaminhamento do lixo doméstico.

Construção de maquete – Chapada

Uma ação que será realizada em dois meses vai acontecer no município de Chapada. Será construída uma maquete ambiental junto à Praça da República. Esta maquete enfocará questões ambientais, como APP, reserva legal e assuntos do gênero. Após sua construção, haverá visitação a todas as escolas do município para a exploração do tema.

Gincana entre escolas de Soledade

No próximo sábado (05), alunos de Soledade estarão participando de uma gincana cultural, com plantio de árvores e conhecimentos sócio ambientais.

Segundo Encontro Jovens em Ação – Pinheirinho do Vale

Na próxima segunda-feira (07), haverá um grande Encontro de Jovens, em Pinheirinho do Vale. Esse@encontro faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente. Em sua segunda edição, o evento tem o objetivo de promover atividades que possam contribuir para a compreensão da diversidade e complexidade das questões ambientais, conscientizando@os jovens@para que eles se tornem agentes@ativos na preservação do meio ambiente.

Durante a programação, haverá apresentação artística das escolas com o professor Valter, responsável pelas aulas de violão e coral. Em seguida, os alunos visitarão o Recanto Temático, possibilitando uma reflexão sobre as questões ambientais, e para finalizar o Grupo do Bombom de Frederico Westphalen fará sua apresentação com danças e coreografias relacionadas ao meio ambiente.

Coleta de lixo no meio rural – Erval Seco

No dia 07, estará acontecendo a coleta de lixo no meio rural de Erval Seco. A coleta de lixo será feita em todas as linhas do interior do município, em roteiros organizados pela Emater/RS-Ascar

Palestra sobre horta escolar – Vista Alegre

Na terça-feira (08), a equipe da Emater/RS-AScar de Vista Alegre, estará trabalhando com cerca de 100 alunos em uma horta escolar. A horta tem o propósito de se tornar como uma fonte de saúde, através de nutrição equilibrada e do incentivo ao cultivo de hortaliças sem uso de agrotóxicos, melhorando a qualidade de vida e conservando o meio ambiente.

Campanha de recolhimento de embalagens de agrotóxicos tríplice lavadas - Vila Maria

Também na terça-feira (08), no município de Vila Maria, acontece a Campanha de recolhimento de embalagens de agrotóxicos tríplice lavadas. O objetivo é a despoluição do ambiente, destinando adequadamente as embalagens já utilizadas pelos produtores para a usina de reciclagem – Cimbalagem – Passo Fundo.

Recanto Temático – Taquaruçu do Sul

Por meio de cenários temáticos, a equipe da Emater/RS-AScar de Taquaruçu do Sul estará abordando as questões ambientais, nos dias 08 e 09. Espera-se a participação de 250 pessoas. As ações vão acontecer na Sede Colégio Municipal Afonso Balestrin.

Limpeza de margens do asfalto da RS 434 - Ciríaco

Na próxima quarta-feira (09), será realizada, nas margens da RS 434, em Ciríaco, uma limpeza, visando conscientizar a população quanto à conservação do meio ambiente. A ação contará com a participação de alunos do Colégio Dom Antônio Macedo Costa.

Palestra sobre Meio Ambiente - Tapera

Na quinta-feira (10), cerca de 120 alunos vão participar, em Tapera, de palestras com foco ambiental.

I Seminário Municipal em Educação Ambiental – Sagrada Família

Também no dia 10, haverá no município de Sagrada Família um seminário com palestras sobre Educação Ambiental, Legislação Ambiental e Reserva Legal, ministrada pela engenheira agrônoma, Valéria F. Oliveira – Sema.

Seminário Ambiental – Erval Seco

Em Erval Seco, na próxima sexta-feira (11), cerca de 300 pessoas vão participar do Seminário Ambiental.

Dia Mundial do Meio Ambiente - Muliterno

No dia 16, em Muliterno, os alunos da Escola Estadual participarão de apresentações artísticas relacionadas ao aquecimento global. Após, um grupo de teatro de Machadinho fará apresentação. Na sequência, os alunos irão passar por uma trilha, que inicia num ambiente escuro, sujo, com todos os fatores que estão prejudicando nosso ambiente. No percurso, assistirão a um vídeo didático de 10 minutos e sairão por um ambiente claro, com cantos de pássaros, água limpa, natureza verde. Para encerrar, desenharão sobre o meio ambiente e colarão seu desenho e/ou depoimento em um mural, exposto nas entidades do município. Devem participar 200 alunos.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade