Grécia derrota a Nigéria na primeira virada da Copa do Mundo

Equipe africana saiu na frente, mas teve um jogador expulso e não suportou a pressão dos europeus no segundo tempo do jogo

Por Redação em 17/06/2010

   

nao. (Foto: Divulgação)
Grécia derrota a Nigéria na primeira virada da Copa do Mundo

Em uma partida que começou fraca e sem lances de perigo, mas que ficou emocionante, principalmente no segundo tempo, a Grécia derrotou a Nigéria por 2 a 1 e assumiu a segunda colocação do grupo B da Copa do Mundo. A partida marcou os primeiros gols da equipe europeia na história dos Mundiais, assim como a primeira vitória do país.

O primeiro triunfo de virada da Copa do Mundo adiou a classificação da líder Argentina, que mais cedo bateu a Coreia do Sul por 4 a 1. Os comandados de Maradona conseguiriam a classificação para próxima fase em caso de empate entre gregos e nigerianos, o que não aconteceu.

O primeiro tempo foi dividido em duas partes. Na primeira, um jogo fraco tecnicamente e com poucas chances de gol para ambas as equipes. Entretanto, foi nesse período que a Nigéria abriu o placar. Aos 16 minutos, Uche cobrou falta da meia-esquerda, a bola passou por todo mundo e entrou sem tocar em ninguém.

A segunda parte da etapa inicial começou aos 32 minutos, quando Kaita agrediu Torosidis com um chute e foi expulso pelo árbitro colombiano Oscar Ruiz. Com um jogador a mais, o técnico da Grécia Otto Rehhagel mexeu na equipe e a deixou mais ofensiva. O atacante Samaras entrou na vaga de Papastathopoulos, que jogava como zagueiro pela direita.

Os gregos foram atrás do gol de empate, pressionaram a Nigéria em seu campo de defesa e conseguiram marcar ainda antes do intervalo. Katsouranis recebeu na área e rolou para Salpingidis, que soltou a bomba para igualar o marcador. A bola ainda desviou em um zagueiro antes de estufar as redes de .

Foi o primeiro gol grego em Copas do Mundo. No único Mundial que tinha disputado, em 1994, nos Estados Unidos, a equipe europeia foi eliminada ainda na primeira fase com três derrotas (4 a 0 para a Argentina, 4 a 0 para a Bulgária e 2 a 0 para a Nigéria).

A segunda etapa começou eletrizante. A Grécia continuou ofensiva e tentando a virada, enquanto a Nigéria organizava perigosos contra-ataques e também queria o segundo gol. O goleiro Enyeama fez pelo menos três ótimas defesas, mas passou de heroi a vilão em poucos minutos. Aos 26, em um chute de longe de Tziolis, o arqueiro nigeriano soltou o rebote nos pés de Torosidis, que marcou o segundo gol da Grécia.

Depois da virada, a Grécia tirou o pé do acelerador e só administrou a vantagem. Sem forças, a Nigéria não esboçou qualquer reação e a partida terminou mesmo em 2 a 1. O goleiro Enyeama foi escolhido no site da Fifa como melhor do jogo, mas saiu chorando de campo, ciente da falha no gol que decretou a derrota de sua equipe.

Na última rodada da chave, a Grécia encara a favorita argentina em Polokwane, no dia 22 de junho, às 15h30, e precisa da vitória para se classificar. No mesmo horário, em Durban, a Nigéria enfrenta a Coreia do Sul. Para seguir às oitavas, os nigerianos precisam de uma vitória simples contra os asiáticos e de uma derrota dos gregos contra a Argentina.


Fonte: ig.com.br

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade