Inverno começa com temperaturas em forte queda durante a madrugada de segunda-feira

Há chances de geada em alguns municípios gaúchos na abertura da estação mais fria do ano

Por Redação em 20/06/2010

   

nao. (Foto: Tatiana Cavagnolli)
Inverno começa com temperaturas em forte queda durante a madrugada de segunda-feira

A chegada oficial do inverno, às 8h28min desta segunda-feira, promete surpreender os gaúchos com baixas temperaturas. Ainda durante o domingo, a massa polar que está sobre o Estado ganha força em todas as regiões, causando uma forte queda das temperaturas durante a madrugada desta segunda-feira, com possibilidade de geada em algumas cidades.

Em função do término do El Niño e uma rápida passagem por uma neutralidade climática, o frio será mais intenso será sentido nos meses de julho e agosto. Algumas simulações apontam temperatura até 1°C mais baixo que o normal, impacto que será sentido especialmente no comércio, com o aumento de venda de roupas de frio e aquecedores. Já a chuva deve ficar abaixo da média, beneficiando a cultura do trigo.

Outono

O outono termina com chuva abaixo da média. No Estado, apenas as regiões de Iraí e Lagoa Vermelha terminam a estação com grandes volumes de chuva. Em Iraí, por exemplo, o acumulado alcançou 380 mm, contra uma média de 245 mm esperada para a estação. Já Porto Alegre registrou chuva dentro da média, com acumulado em torno dos 275 mm.

Quase todo o Rio Grande do Sul registrou temperatura mínima acima do normal, devido ao fenômeno climático El Niño. O frio foi sentido com mais força na fronteira com o Uruguai. Na Capital, o outono termina com temperatura mínima quase 1°C acima do normal.

ZEROHORA.COM

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade