Seminário discute uso da água na mineração em Soledade

Por Redação em 22/06/2010

   

nao. (Foto: )

O Campus Soledade da UPF sedia, no dia 9 de julho (sexta-feira), o 2° Seminário Regional sobre a Gestão Integrada de Recursos Hídricos. O evento tem como tema central o uso da água na mineração. Os palestrantes debaterão sobre a importância econômica e social da exploração e produção de pedras no Estado, os aspectos técnicos e legais sobre a atividade, a situação atual dos recursos hídricos na bacia hidrográfica e a atuação dos órgãos de defesa destes recursos.

O evento é destinado a acadêmicos das áreas de engenharia, agronomia, ciências biológicas, geografia e química, além de profissionais da área e empresas ligadas a mineração. Mais informações podem ser obtidas no endereço eletrônico www.upf.br/coaju/simposio.


Programação

9h20 – Importância econômica e social da exploração e produção de pedras, gemas e jóias no Rio Grande do Sul. Palestrante: professor Juliano Tonezer - Coordenador do Centro Tecnológico de Pedras, Gemas e Jóias/UPF.
10h - Coffee break
10h20 – A atividade de mineração e o uso dos recursos hídricos: situação atual e desafios. Palestrante: professor Claud Goellner – Presidente dos Comitês de Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo e Alto Jacuí.
14h - Licenciamento ambiental da atividade de mineração: aspectos técnicos e legais. Palestrante: geólogo Nilo Sérgio Fernandes Barbosa, chefe da Divisão de Licenciamento da Fepam.
15h - Coffee Break
15h20 - A tutela ambiental e a atuação do Ministério Público na defesa dos recursos hídricos. Palestrante: Paulo da Silva Cirne – Ministério Público/RS.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade