Mil administradores municipais acompanham a abertura do 30° Congresso de Municípios do RS

30° Congresso de Municípios

Por Redação em 30/06/2010

   

nao. (Foto: Fernando Rezende)
Mil administradores municipais acompanham a abertura do 30° Congresso de Municípios do RS

A FAMURS – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, empenhada na busca permanente pela cobrança dos direitos e atuação política junto de todos os Municípios do Estado, deu início, na manhã desta terça-feira, 29 de junho, ao seu maior evento anual. Cerca de mil participantes, entre eles, 300 prefeitos e 100 vice-prefeitos, acompanharam a abertura do 30° Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul. que ocorre hoje e amanhã no Centro de Eventos do Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

A Solenidade de abertura contou com a presença do ministro da Cultura, João Luiz Silva Ferreira.

Com o tema Eleições 2010: Os Municípios na Visão dos Futuros Governantes, a iniciativa da Federação procura aproximar os administradores municipais das propostas dos candidatos ao governo do Estado e à presidência da República, relacionado ao Pacto Federativo.



- É um grande conflito que nos abala, mas, ao mesmo tempo, discutir as nossas deficiências é o tema que mais nos une. – justificou o presidente da Federação, Marcus Vinícius Almeida durante seu pronunciamento.

Almeida destacou, ainda, a importância do evento, pois ocorre em um ano eleitoral, o que gera a possibilidade de traçar diretrizes para mudar o cotidiano das administrações locais de cada um dos 496 Municípios do Estado. – Este é o nosso maior objetivo – Explicou Almeida.

O presidente do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS (CODIC), José Carlos Martins, defendeu a garantia das conferências municipais de cultura, chamando a atenção dos presentes para a importância em tratar o tema como política pública. - É preciso que se entenda a importância do direito à cultura – Explicou Martins. Paralelo ao Congresso de Municípios, teve início o 17° Fórum dos dirigentes municipais de cultura.

O ministro da Cultura, João Luiz Silva Ferreira, saudou todos os presentes e destacou a iniciativa da FAMURS no trabalho de ampliar a presença dos Municípios na determinação das políticas nacionais. Ferreira chamou a atenção para dos prefeitos e os gestores municipais, principalmente ligados à área de Cultura, pela necessidade de incluir os direitos culturais como parte da construção da nação brasileira.

- Não é possível pensar em um país forte sem educação de qualidade e sem disponibilizar acesso pleno a cultura para todos os brasileiros – destacou.

Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional dos Municípios, destacou os avanços importantes na questão da discussão federativa brasileira, nos 34 anos de história da FAMURS. Representando o governo do Estado, participou do encontro, o secretário da Administração e Recursos Humanos do Estado, Elói Guimarães.

O 30° Congresso de Municípios conta com os patrocínios do Banrisul, Banco do Brasil e Instituto de Saúde e Assistência aos Municipários (ISAM), além do apoio da Confederação Nacional dos Municípios.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade