Audiência pública discute Programa Saúde da Família

17º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura, paralelamente ao 30° Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul

Por Redação em 06/07/2010
nao. (Foto: Fernando Rezende)
Audiência pública discute Programa Saúde da Família

Nos dias 29 e 30 de junho, Porto Alegre sediou o 17º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura, paralelamente ao 30° Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul. O ministro da Cultura, Juca Ferreira, esteve na manhã de terça-feira, dia 29 de junho, na abertura do evento, onde destacou o papel fundamental da Cultura na formação do cidadão.

O evento foi organizado pelo Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura (CODIC/RS), vinculado à FAMURS – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul e coordenado pela área de Educação, Cultura e Turismo da entidade.

- Ter qualidade de vida não é só ter aumento de poder aquisitivo. São necessárias políticas de Saúde, de Educação e também de Cultura. Não é possível pensar em desenvolvimento sem que haja disponibilização de acesso à Cultura – afirmou Ferreira.

José Carlos Martins, presidente do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do Rio Grande do Sul (CODIC/RS) e diretor de Culturas Populares do Município de São Leopoldo, lembrou do direito à Cultura como uma questão que trata da soberania nacional. Martins aproveitou o momento para pedir aos representantes dos Municípios presentes para que acompanhem de perto os projetos desenvolvidos pelo MinC.

- Justamente pela Cultura ser um direito básico de todo cidadão, os Municípios precisam ajudar a defender os projetos do Ministério da Cultura, como as Propostas de Emendas Constitucionais, que estão no Congresso e inserem a Cultura no rol dos direitos sociais – concluiu.


Cultura na visão dos futuros governantes do Estado


Na parte da tarde, os dirigentes municipais de Cultura acompanharam a apresentação das propostas de Política Estadual para a área. Os gestores buscaram elencar as prioridades a serem apresentadas aos candidatos ao Governo do Estado. Participaram do encontro o representante do candidato José Fogaça (PMDB), Carlos Appel, e Jeferson Assunção, representante do candidato Tarso Genro (PT).


O painel contou com a mediação do presidente do CODIC/FAMURS, José Carlos Martins.


Prêmio Cultura FAMURS/CODIC

Dentro da programação do 17º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura, ocorreu a premiação da segunda edição do Prêmio Cultura FAMURS/CODIC. O vencedor, na premiação especial, foi o Município de Cruz Alta, com a ação cultural “Núcleo de Dança da Casa de Cultura Justino Martins”. Mais oito Municípios receberam premiações por segmentos.

Concedido às ações culturais desenvolvidas pelas administrações municipais que tenham implantado ou executado projetos de estímulo ao desenvolvimento da cultura local ou regional, o prêmio buscou estimular o intercâmbio e troca de experiências para a elaboração de políticas públicas de cultura nos Municípios do RS.

As ações culturais selecionadas receberam Certificado de Participação e o primeiro classificado de cada segmento recebeu o troféu Prêmio Cultura FAMURS/CODIC - 2010.

Os segmentos do projeto (artes plásticas, artes cênicas, música, literatura, patrimônio e memória, cinema-vídeo e fotografia, cultura popular e étnica) foram avaliados por uma comissão julgadora pelos seguintes critérios: criatividade e inovação; abrangência e impacto social e continuidade da ação cultural.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade