Área de trigo plantada sofre redução na região do Botucaraí

Baixa rentabilidade da cultura e redução do preço mínimo desistimulam produtor rural

Por Redação em 12/07/2010

   

nao. (Foto: Maurício Orsolin)
Área de trigo plantada sofre redução na região do Botucaraí

Com a redução do preço mínimo do trigo para a safra 2010, que foi aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), o prejuízo pode chegar a R$ 50 milhões. De acordo com o presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Alto da Serra do Botucaraí, Roberto Coletti, esta redução prejudica a renda do produtor no campo, contudo nos últimos anos o governo não está garantido nem o preço mínimo do produto.

Ainda segundo Coletti, devido a baixa rentabilidade dos últimos anos, houve uma redução significativa da área plantada de trigo na região do Botucaraí, estimada em 20%, além de um menor investimento em tecnologias.

Segundo informações divulgadas pela Emater/RS, O plantio do trigo se encaminha para o final nas áreas de produção do Estado, especialmente na parte Norte do RS. O avanço foi de 15 pontos percentuais no período, com a semeadura chegando a 90% da área estimada de cerca de 790 mil hectares. Segundo o Informativo Conjuntural, elaborado pela Emater/RS-Ascar, as condições meteorológicas da semana, como temperatura e umidade, proporcionaram às lavouras semeadas boa germinação e formação de bom “stand”. O desenvolvimento inicial da cultura está muito bom, com bom perfilhamento.

Fonte: Maurício Orsolin/ www.cristal.am.br

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade