Previsão é de permanência da chuva nos próximos 15 dias no RS
Confira cinco perguntas e respostas sobre a instabilidade

Prepare-se. Os próximos 15 dias reservam muita chuva e frio para os gaúchos. Uma sequência de frentes frias em atuação no Estado provoca pancadas durante quase todos os dias e reduz a temperatura em todas as regiões. Zerohora.com procurou especialistas para detalhar como será o tempo neste período. Confira abaixo:
1 - Até quando chove?
A chuva deve continuar pelos próximos 15 dias, com breves intervalos de um ou dois dias. O meteorologista Cléo Kuhn explica que o motivo é a chegada de várias frentes frias ao Estado.
— Teremos pelo menos duas semanas sem tempo firme. São várias frentes frias atuando em sequência que provocam pancadas em praticamente todo o Estado.
2 - Quanto já choveu até agora em julho?
O volume de chuva registrado até agora no Estado está dentro da média histórica para o mês de julho. Alguns municípios já atingiram ou superaram o previsto para todo o mês.
Em Livramento, choveu 117 mm e a média é 95 mm. Santa Rosa teve 125 mm de chuva, o equivalente ao previsto para todo o mês. Em Porto Alegre, a média no mês de julho é de 121,7 mm.
Até o dia 18, o volume registrado foi de 83,9 mm, segundo dados da Somar Meteorologia. A previsão dos meteorologias é que a maioria das cidades tenha mais chuva do que o normal no período.
3 - E o frio? Até quando permanece?
"Enquanto houver chuva, haverá frio", prevê Cléo Kuhn. Em Porto Alegre, a temperatura subiu após a chegada da chuva, e deve se manter assim durante os próximos dias.
— O frio se intensifica durante os breves intervalos da chuva nas próximas duas semanas. Na Capital e em Caxias do Sul não faz tanto frio, mas nas outras regiões a temperatura fica baixa — afirma Cléo.
No restante do Estado, o frio continua intenso. Na manhã desta segunda-feira, os municípios do Sul, Norte, Noroeste e Fronteira Oeste tiveram temperatura abaixo dos 8ºC. Com a chuva e o vento, a sensação térmica nessas regiões é ainda menor. A tendência é de que o tempo continue assim.
4 - A chuva dos últimos dias é boa para a agricultura?
Depende. Segundo o assistente técnico estadual da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Antônio Conte, há culturas que se beneficiam da chuva e do frio, e outras que sofrem com a umidade.
— Os fruticultores estão torcendo para que o frio continue, porque as frutas dependem dele para se desenvolver. Já quem trabalha com pastagens pode sofrer prejuízos com a ausência de luz, chuva e a umidade, que favorecem o surgimento de pragas — explica.
5 - O que fazer para evitar a umidade?
Os ambientes mais úmidos favorecem a proliferação de fungos e mofos, o que pode ocasionar alergias. A recomendação para escapar da umidade é manter o corpo aquecido.
O infectologista Luciano Goldani alerta que é preciso se agasalhar e evitar trocas bruscas de temperatura de um ambiente para o outro.
— Para combater a umidade, temos que aquecer os ambientes - seja com lareiras ou aquecedores - e usar umidificadores para não deixar o ar muito seco. O ideal é manter a temperatura entre 22ºC e 23ºC. Também é importante manter o corpo aquecido antes de sair para a rua e evitar locais abertos — explica.
Outras dicas para enfrentar o frio:
- Faça exercícios de aquecimento antes de iniciar suas atividades, principalmente quando o trabalho exigir algum esforço físico;
- Vista muitas camadas de roupas. Tecido de algodão junto ao corpo ajuda a manter o calor. A lã é um bom isolante que ajuda a reter o calor corporal mesmo quando molhado. O nylon quebra-vento é ideal para ser usado sobre as outras roupas.
- Proteja a cabeça e o pescoço, porque grande parte do calor é perdido por estas áreas;
- Proteja as extremidades para prevenir ulceração produzida pelo frio. Nos estágios iniciais, ocorre uma sensação de queimação na pele, que tende a mudar de cor do vermelho para o roxo até o branco;
- Quando a roupa estiver molhada, remova-a imediatamente, pois ela aumenta o risco de algum problema provocado pelo frio.
- Beba líquidos. Chás e outras bebidas quentes ajudam a hidratar e a regular a pressão arterial;
- Proteja-se do vento sempre que possível;
- Cuide-se ao caminhar sobre terrenos cobertos por gelo ou neve. Redobre a atenção nas rodovias, porque o gelo na pista pode provocar derrapagem nos automóveis.
Fonte: clicrbs.com.br
Falta de água afeta dois bairros de Soledade
Rompimento de rede deixou sem abastecimento os bairros Centro e Farroupilha
Ribeiro & Romeiro Advogados oferece serviços de advocacia especializados em Saúde
Escritório atua na defesa dos interesses de associados a planos e seguros de saúde, bem como junto a União, Estados ou Municípios
Audiência Pública pede reabertura do acesso da ERS 332 à BR 386
Encontro foi realizado na Câmara de Vereadores de Soledade
Tais Oliveira
A arte como estímulo do processo de aprendizagem na educação infantil
Viviane Quevedo de Barros
A importância do lúdico na educação infantil
Gisele Lamaison de Freitas
Formação do Professor em Serviço: Prática Pedagógica Ressignificada