Previsão é de permanência da chuva nos próximos 15 dias no RS

Confira cinco perguntas e respostas sobre a instabilidade

Por Redação em 19/07/2010
nao. (Foto: Divulgação)
Previsão é de permanência da chuva nos próximos 15 dias no RS

Prepare-se. Os próximos 15 dias reservam muita chuva e frio para os gaúchos. Uma sequência de frentes frias em atuação no Estado provoca pancadas durante quase todos os dias e reduz a temperatura em todas as regiões. Zerohora.com procurou especialistas para detalhar como será o tempo neste período. Confira abaixo:

1 - Até quando chove?

A chuva deve continuar pelos próximos 15 dias, com breves intervalos de um ou dois dias. O meteorologista Cléo Kuhn explica que o motivo é a chegada de várias frentes frias ao Estado.

— Teremos pelo menos duas semanas sem tempo firme. São várias frentes frias atuando em sequência que provocam pancadas em praticamente todo o Estado.

2 - Quanto já choveu até agora em julho?

O volume de chuva registrado até agora no Estado está dentro da média histórica para o mês de julho. Alguns municípios já atingiram ou superaram o previsto para todo o mês.

Em Livramento, choveu 117 mm e a média é 95 mm. Santa Rosa teve 125 mm de chuva, o equivalente ao previsto para todo o mês. Em Porto Alegre, a média no mês de julho é de 121,7 mm.

Até o dia 18, o volume registrado foi de 83,9 mm, segundo dados da Somar Meteorologia. A previsão dos meteorologias é que a maioria das cidades tenha mais chuva do que o normal no período.

3 - E o frio? Até quando permanece?

"Enquanto houver chuva, haverá frio", prevê Cléo Kuhn. Em Porto Alegre, a temperatura subiu após a chegada da chuva, e deve se manter assim durante os próximos dias.

— O frio se intensifica durante os breves intervalos da chuva nas próximas duas semanas. Na Capital e em Caxias do Sul não faz tanto frio, mas nas outras regiões a temperatura fica baixa — afirma Cléo.

No restante do Estado, o frio continua intenso. Na manhã desta segunda-feira, os municípios do Sul, Norte, Noroeste e Fronteira Oeste tiveram temperatura abaixo dos 8ºC. Com a chuva e o vento, a sensação térmica nessas regiões é ainda menor. A tendência é de que o tempo continue assim.

4 - A chuva dos últimos dias é boa para a agricultura?

Depende. Segundo o assistente técnico estadual da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Antônio Conte, há culturas que se beneficiam da chuva e do frio, e outras que sofrem com a umidade.

— Os fruticultores estão torcendo para que o frio continue, porque as frutas dependem dele para se desenvolver. Já quem trabalha com pastagens pode sofrer prejuízos com a ausência de luz, chuva e a umidade, que favorecem o surgimento de pragas — explica.

5 - O que fazer para evitar a umidade?

Os ambientes mais úmidos favorecem a proliferação de fungos e mofos, o que pode ocasionar alergias. A recomendação para escapar da umidade é manter o corpo aquecido.

O infectologista Luciano Goldani alerta que é preciso se agasalhar e evitar trocas bruscas de temperatura de um ambiente para o outro.

— Para combater a umidade, temos que aquecer os ambientes - seja com lareiras ou aquecedores - e usar umidificadores para não deixar o ar muito seco. O ideal é manter a temperatura entre 22ºC e 23ºC. Também é importante manter o corpo aquecido antes de sair para a rua e evitar locais abertos — explica.

Outras dicas para enfrentar o frio:

- Faça exercícios de aquecimento antes de iniciar suas atividades, principalmente quando o trabalho exigir algum esforço físico;

- Vista muitas camadas de roupas. Tecido de algodão junto ao corpo ajuda a manter o calor. A lã é um bom isolante que ajuda a reter o calor corporal mesmo quando molhado. O nylon quebra-vento é ideal para ser usado sobre as outras roupas.

- Proteja a cabeça e o pescoço, porque grande parte do calor é perdido por estas áreas;

- Proteja as extremidades para prevenir ulceração produzida pelo frio. Nos estágios iniciais, ocorre uma sensação de queimação na pele, que tende a mudar de cor do vermelho para o roxo até o branco;

- Quando a roupa estiver molhada, remova-a imediatamente, pois ela aumenta o risco de algum problema provocado pelo frio.

- Beba líquidos. Chás e outras bebidas quentes ajudam a hidratar e a regular a pressão arterial;

- Proteja-se do vento sempre que possível;

- Cuide-se ao caminhar sobre terrenos cobertos por gelo ou neve. Redobre a atenção nas rodovias, porque o gelo na pista pode provocar derrapagem nos automóveis.



Fonte: clicrbs.com.br

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade