Excesso de chuva afeta a agricultura na região do Botucaraí

Com 71mm de chuva registrados nos últimos dias, Soledade tem lavouras de trigo parcialmente destruídas

Por Redação em 21/07/2010
nao. (Foto: Maurício Orsolin )
Excesso de chuva afeta a agricultura na região do Botucaraí

O excesso de chuva natural da estação, tem causado estragos na agricultura na região do Botucaraí nas últimas semanas. A principal cultura afetada, ainda menos resistente as águas é a do trigo que se encontra em estado de perfilhamento. O que acontece também com as pastagens rasteiras que sofrem igualmente, o fator clima e a presença do gado na lavoura.

Segundo o Engenheiro Agrônomo da Cooperativa Agrícola de Soledade, João Alberto Paludo, esse excesso acaba prejudicando o desenvolvimento das culturas de inverno, podendo prejudicar a produtividade. Paludo já projeta a próxima safra de verão, quando deverá ocorrer uma forte estiagem, para tanto a previsão do tempo, é uma das principais aliadas do produtor, sendo possível se utilizar de medidas de prevenção para amenizar os efeitos climáticos.

Nesse sentido, é importante que o agricultor mantenha contato com a assistência técnica responsável por sua propriedade, discutindo além dos métodos de prevenção, os insumos mais indicados para o tipo de solo e cultura, tendo em vista, que a preparação do terreno é mais importante do que as condições.


Fonte: Maurício Orsolin/ Rádio Cristal

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade