SMICT tem buscado alternativas ao desenvolvimento de Soledade

Por Redação em 21/08/2010

   

nao. (Foto: )

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Alberto Rocha, atendendo a convite do Poder Legislativo, ocupou a Tribuna da Câmara, durante sessão ordinária do dia 16/08, ocasião em que levou maiores informações sobre as atividades desenvolvidas na pasta.
Rocha assinalou, em princípio, que a SEMICT é um orgão da Administração Pública Municipal, voltada ao desenvolvimento do empreendedorismo, atuando, independentemente do porte econômico do empreendedor, inserindo-se no moderno conceito de responsabilidade social, fazendo disso uma diretriz para atração de investimentos, com o objetivo de gerar emprego, salário digno ao trabalhador e valor adicionado fiscal. "Um elo da gestão perante os empresários e suas entidades representativas, de todas as áreas" - observou, acrescentando que tem mantido permanente contato com empresários, prestando informações sobre os pedidos de incentivos e realizando análises, atento aos critérios da lei.

Entre os instrumentos legais que dispõe, Rocha destacou o Prodesol – Programa de Desenvolvimento, estabelecido com o intuito de ser um marco nas diretrizes relacionadas a incentivos e benefícios, tendo como suporte técnico o COGEM – Comitê Gestor de Empreendedorismo –, cujos projetos deverão ser encaminhados para apreciação dos vereadores, em breve.

No que se refere a incentivos, Rocha informou a renovação de alguns contratos de locação e a concessão de outros (Unisol Lourenço e Trindade, Plastisol – AMT dos Santos Plásticos, Woodstones Company Ltda), a cessão de pavilhões industriais (West Harla) e a doação de terrenos (Metalúrgica Arapuã.)

Na busca de investimentos, foram feitas dezenas de visitas a empresas do setor calçadista, no Vale dos Sinos e Vale dos calçados, oferecendo a estrutura de Soledade, tanto em mão de obra como em locais apropriados, com algumas possibilidades ainda sendo analisadas - adiantou Rocha.

No que se refere à formação profissional, destacou a ligação entre o SENAI, SEBRAE e o Centro Tecnológico com o Município, acrescendo como exemplo o crescimento no setor joalheiro, com o surgimento de diversas fábricas que se destacam em qualidade, beleza e valorização das pessoas envolvidas.

Na área do turismo, se reportou ao trabalho com vistas à inclusão do Município na Rota Turística Cultura e Tradição – com sede em Passo Fundo, e o fortalecimento da Rota de Gemas e Joias, bem como a identificação de atrativos turísticos e a busca de formas de explorá-los. A promoção do “Soledade Compra - Soledade Ganha – Nota Premiada”, a busca do selo nacional que declara Soledade como prioritária para o Turismo, o apoio na realização da EXPOSOL, SOLEDADE TCHÊ e Rodeio Internacional, entre outras ações, foram também lembradas por Rocha.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade