Safra de Trigo no Estado deve chegar a 2 milhões de toneladas

A safra tritícola deverá somar 3,3 milhões toneladas no Paraná e deve chegar a 2 milhões no Rio Grande do Sul

Por Redação em 26/08/2010
nao. (Foto: Romanini)
Safra de Trigo no Estado deve chegar a 2 milhões de toneladas

O desempenho da safra de trigo que já está sendo colhida no Estado do Paraná e as boas condições de clima na região Sul levaram os integrantes da Câmara Setorial das Culturas de Inverno a rever a estimativa para a safra de trigo 2010/2011 em reunião, realizada na quarta-feira, 25 de agosto, em Brasília.

De acordo com o Presidente da Câmara e da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado de Santa Catarina, Rui Polidoro Pinto, a safra tritícola deverá somar 3,3 milhões toneladas no Paraná e deve chegar a 2 milhões no Rio Grande do Sul. "A alta poderá chegar a 10% em relação à safra anterior ou, no mínimo, ao mesmo valor", projeta.

Ele ainda explica que, mesmo com a redução de área, a estimativa deve ser garantida devido ao aumento da produtividade com o uso de tecnologia e ao clima. Polidoro observa, contudo, que a lavoura está se desenvolvendo bem no Estado, mas se chover em setembro o quadro poderá mudar. Os triticultores aproveitaram o encontro para reivindicar definição do governo quanto a mecanismos de apoio à safra que começará a ser comercializada em setembro no Paraná e em novembro, no Rio Grande do Sul.

Segundo Polidoro, a indústria tem a necessidade dessa decisão com antecedência para programar a aquisição do produto. "Precisamos saber qual o volume, o tipo de recurso e se o governo irá se preparar para intervir uma vez que, ao que tudo indica, será necessário que isso aconteça" concluiu.


Fonte: cristal.am.br

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade