Semana Estadual da Alimentação vai ser lançada amanhã em Esteio

Expointer

Por Redação em 01/09/2010
nao. (Foto: Divulgação)
Semana Estadual da Alimentação vai ser lançada amanhã em Esteio

Hoje, cerca de 1 bilhão de pessoas sofrem de fome crônica no mundo. Neste ano, a Semana Estadual da Alimentação tem o tema “Unidos contra a fome”. O lançamento vai ocorrer durante um café da manhã, nesta quinta-feira, às 9h30min, no espaço Caminhos da Integração, na Expointer 2010.

Neste ano, a Emater/RS-Ascar é a coordenadora geral do evento, promovido em conjunto com o Conselho de Segurança de Alimentar (Consea/RS), Comitê Gaúcho de Ação da Cidadania, Fórum Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Fesan/RS), Conselho Regional de Nutrição da 2ª Região e Secretaria da Justiça e Desenvolvimento Social e a parceria de mais de 20 entidades.

A programação, que ocorre de 11 a 17 de outubro, conta com um amplo programa que abriga, além da temática estabelecida pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), outras importantes manifestações, debates e encaminhamentos a respeito da segurança alimentar e nutricional sustentável e seus fundamentos principais, que são o direito humano à alimentação adequada e a soberania alimentar.

A Emater/RS-Ascar vai promover, em parceria com outras instituições, palestras, oficinas de aproveitamento integral de alimentos, demonstrações, encontros, ações de educação e orientação nutricional em escolas e coleta de alimentos, entre outras atividades. A programação e outras informações podem ser acessadas no site www.emater.tche.br/site/semanadaalimentacaors.

O lançamento da Semana da Alimentação 2010 vai contar com a participação do representante da Organização das Nações Unidas (ONU) para a FAO Brasil, Hélder dos Santos Félix Monteiro Muteia. Ele vai divulgar a campanha on-line da FAO, que visa a mobilizar as pessoas a ficarem indignadas com o fato de que cerca de um bilhão de pessoas vivem com fome no mundo.

A campanha tem abrangência mundial e pede que os governos façam da erradicação da fome sua principal prioridade. A meta é recolher um bilhão (o mesmo número de pessoas que passam fome) de assinaturas até o dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação. O documento pode ser assinado por meio do site www.1billionhungry.org/faobrasil.

Do total de um bilhão de pessoas que vivem com fome, 642 milhões estão na Ásia e no Pacífico, 265 milhões na África Subsariana, 53 milhões na América Latina e Caribe, 42 no Oriente Médio e norte da África e 15 milhões em países desenvolvidos. A FAO estima que a produção agrícola global precise aumentar em 70% para alimentar uma população estimada em 9 bilhões de pessoas em 2050.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade