Inovações modificam o campo e recebem o troféu Pioneirismo Rural

Expointer

Por Redação em 02/09/2010
nao. (Foto: Divulgação)
Inovações modificam o campo e recebem o troféu Pioneirismo Rural

O desenvolvimento e a disseminação de uma tecnologia que ajuda os produtores de alho a aumentarem a produção e colherem um produto de mais qualidade resultou na indicação do agricultor Jaime Menegon e do extensionista da Emater/RS-Ascar de São Marcos, Eri Zanella, para o troféu Pioneirismo Rural. A premiação foi concedida pela Emater/RS-Ascar a agricultores e extensionistas de 10 regiões do estado pioneiros na implantação de uma tecnologia ou adoção de uma atividade de resultados práticos. A entrega ocorreu na tarde desta quarta-feira (1º), no espaço Caminhos da Integração, na Expointer 2010. Participaram da solenidade, a presidenta da Emater/RS, Águeda Marcéi Mezomo; o diretor Técnico, Alencar Rugeri; o presidente da Fepagro, Benami Bacaltchuk; o secretário adjunto de Relações Institucionais do RS, Hugo Prevedelo; o diretor da Faculdade de Agronomia da UFRGS, Pedro Selbach; prefeitos, secretários municipais, presidentes de sindicatos e demais instituições ligadas à agricultura.

A governadora do Estado enviou mensagem dizendo que o pioneirismo é uma característica que explica a própria identidade gaúcha, lembrando que os colonizadores chegaram aqui sem nada. Um troféu especial também foi concedido à presidenta da Emater/RS, Águeda Marcéi Mezomo, por ser a primeira mulher assumir o comando de uma instituição de Extensão Rural no país, depois de ter trabalhado como agricultora e extensionista rural.

“Divido esse prêmio com todos os extensionistas que buscam, no dia-a-dia, plantar a semente de um futuro melhor”, afirmou Águeda. Nesta terceira edição do troféu Pioneirismo Rural, foram premiadas experiências de uso de silagem na alimentação dos animais, implantação de tanque comunitário de expansão para leite, diversificação de culturas e desenvolvimento das comunidades indígenas caingangues, entre outras. Para Águeda, a premiação é um reconhecimento público ao empenho diário dos extensionistas para levar tecnologias e desenvolvimento à agropecuária do RS, e também ao esforço do público assistido, que soma mais de 280 mil famílias.

“A premiação é um estímulo para o produtor, mais do que para nós, técnicos, porque o nosso interesse é que o trabalho dele, de produção de semente de alho livre de vírus, se expanda”, comentou Eri. “Eu fiquei muito feliz, porque é um reconhecimento, é um sinal de que alguma coisa foi feita”, completou o produtor.

Experiência pioneira
Menegon inovou ao começar a produzir sementes de alho livre de vírus, desenvolvidas pela Embrapa Hortaliças, de Brasília, uma importante tecnologia de produção para os agricultores. A novidade chegou ao município graças à mobilização feita pela Emater/RS-Ascar, nos Encontros Nacionais do Alho, para a necessidade de (o campo) ter uma semente diferenciada. “Fizemos esse contato com a Embrapa e, trabalhando junto com o Sebrae e a Prefeitura, chegamos à produção de sementes de alho livre de vírus, a baixo custo, em São Marcos”, destaca o extensionista da Emater/RS-Ascar, Eri Zanella. “Foi devido ao incentivo da Emater/RS-Ascar, e também por necessidade e para tentar melhorar a produção que eu estou fazendo esse trabalho”, explica Menegon.

O produtor recebe as sementes da Embrapa gratuitamente e dá continuidade ao processo de desenvolvimento (que no primeiro ano é num telado e, depois, a campo), as multiplica e, nesta safra, começou a fornecer aos produtores de alho da região da serra. De acordo com ele, a nova tecnologia de produção melhora a qualidade do alho e tem potencial para aumentar a produtividade da cultura em pelo menos 30%.

Receberam o troféu:
Capão do Leão
Extensionista Luiz Adilson dos Santos
Produtores Pedro e Geraldo Plá Costa

Charrua
Extensionista Romeu Pllenz
Produtor Jacir Rosa

São Marcos
Extensionista Eri Zanella
Produtor Jaime Menegom

Novo Cabrais
Extensionista Edson Viaro Sobroza
Produtores Alci Gilmar e Maria Conceição da Silva

Coronel Barros
Extensionista Neusa Farias da Rosa
Produtor Arlindo Kronbauer

Venâncio Aires
Extensionista Vicente João Fin
Produtor João Domingos Santiago Martins

Três Forquilhas
Extensionista Wolnei Marcio Fenner
Cooperativa Coomafitt

Água Santa
Extensionista Luiz Alberto Benvenuti
Produtor Adelino Bernadelli

Santana do Livramento
Extensionista Alcedir Drum dos Santos
Produtor Camilo Campelo de Souza

Doutor Maurício Cardoso
Extensionista João Carlos Schardong Júnior
Granja Coqueiro – Renato Juliani e Luiz Afonso Escobar.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade