Projeto declara oficialmente Venâncio Aires como a “Capital Nacional do Chimarrão”

Por Redação em 21/05/2009

   

nao. (Foto: Prefeitura Venâncio Aires)
Projeto declara oficialmente Venâncio Aires como a “Capital Nacional do Chimarrão”

Após visita ao município de Venâncio Aires no último final de semana, o deputado Giovani Cherini (PDT) protocolou na Assembleia Legislativa o projeto de lei 86/2009, que declara o município de Venâncio Aires a “Capital Nacional do Chimarrão”. Segundo Cherini, o prefeito Airton Artus foi um incentivador da proposição, dizendo que isso valorizaria comunidade. Cherini é autor da lei estadual 11.929, de 20 de junho de 2003, que declara o chimarrão a bebida símbolo do Rio Grande do Sul.

Com 118 anos de vida e distante 128 Km de Porto Alegre, Venâncio Aires é conhecida como a Capital Nacional do Chimarrão, por razões de ordem cultural, social, econômicas e históricas. Com a iniciativa, Cherini pretende garantir legalmente àquela pujante comunidade o honroso título. A cidade possui vários logradouros com denominações ligados ao costume do mate amargo, como o Largo do Chimarrão e o Parque do Chimarrão, além de uma escola que ensina a preparar e degustar o chimarrão gaúcho. O principal Centro de Tradições Gaúchas do município se chama, justamente, CTG Erva-Mate. O hábito de saborear um bom chimarrão reúne pessoas das mais diversas idades no calçadão municipal, denominado “Largo do Chimarrão”. Esta tradição é facilitada pelo Chimarródromo, belo monumento construído em metal e que disponibiliza água quente aos visitantes.

Intitulada a Capital Nacional do Chimarrão, Venâncio Aires destaca-se na produção primária e, além da erva-mate, também é considerada a maior produtora individual de fumo do Brasil. Sua economia é bastante diversificada entre os setores metalúrgico, refrigeração, plástico, têxtil e artigos esportivos. É a 19ª economia do Estado, na geração do PIB estadual.

O Parque Municipal do Chimarrão está localizado na entrada principal da cidade. Com uma área de 30 hectares, abriga um Ginásio de Esportes com capacidade para 10 mil pessoas, três pavilhões para exposições, pista de rodeio, motocross e bicicross, sedes de diversas entidades, canchas de bocha, área para camping, estacionamento e completa infra-estrutura.

Para demonstrar a cultura e as tradições do povo venâncio-airense e gaúcho, foi criada em 1986 a Festa Nacional do Chimarrão – FENACHIM. O evento ocorre de dois em dois anos, no Parque Municipal do Chimarrão.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade