Caminhos da Integração oferece serviços aos visitantes

Expointer

Por Redação em 03/09/2010

   

nao. (Foto: Divulgação)
Caminhos da Integração oferece serviços aos visitantes

Pela segunda vez o programa Mamamóvel está no Caminhos da Integração, na quadra 37. Neste ano, os técnicos apresentam ao público as instalações e o funcionamento da unidade móvel que conta com um mamógrafo, aparelho revelador das mamografias, um consultório para exame clínico das mamas, além de infra-estrutura básica de apoio. Quem visitar a Expointer vai receber, ainda, informações sobre como fazer o auto-exame para detecção de alterações na mama. O objetivo é prevenir o câncer de mama que, se descoberto no início, tem 95% de chance de cura.

Também no Caminhos da Integração a Faculdade de Odontologia da Ufrgs realiza a Campanha de Promoção em Saúde e de Prevenção do Câncer de Boca, pelo sexto ano consecutivo. Diariamente pessoas acima dos 30 anos, idade em que começa a haver o risco de câncer de boca, podem realizar o exame. A doença está relacionada ao estilo de vida e ao histórico familiar. Os fatores de risco são o fumo, o álcool e a exposição solar sem proteção, que atinge os lábios, e é mais comum entre os agricultores. O público atendido também recebe informações sobre higiene e prevenção e, no caso de lesão na cavidade bucal, é encaminhado para atendimento no ambulatório de Estomatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Já a Fepagro trouxe uma estação meteorológica automática que envia dados para o Centro de Meteorologia Aplicada. A instituição está modernizando a rede com a instalação de estações meteorológicas automáticas para realizar o monitoramento permanente de parâmetros relevantes, que caracterizem o tempo, o clima e o meio ambiente do Estado. Especialistas do Centro realizam boletins mensais com o monitoramento dos elementos meteorológicos e confeccionam mapas da distribuição da precipitação e distribuem aos interessados.

E o visitante ainda pode aproveitar para degustar os pratos que estão sendo oferecidos na Casa da Família Rural. Nesta sexta-feira (3) está sendo demonstrada a receita de pão de batata-doce da tia Elisabeth e amanhã será a vez do bolo de mel. As receitas são feitas por merendeiras, agricultores, nutricionistas e extensionistas da Emater/RS-Ascar, às 11h e às 15 horas e fazem parte da alimentação escolar de Camaquã e Barão do Triunfo.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade