Metade dos gaúchos está acima do peso, aponta pesquisa

Churrasco, sal e gordura ruim colocam população entre os mais obesos do país

Por Redação em 23/09/2010

   

nao. (Foto: Divulgação)
Metade dos gaúchos está acima do peso, aponta pesquisa

O Brasil pode se tornar o campeão mundial de doenças cardiovasculares em 30 anos, superando os Estados Unidos. E o Rio Grande do Sul poderá ser o líder deste trágico ranking no país. Uma pesquisa divulgada hoje pela Sociedade de Cardiologia do Estado, realizada pelo Instituto Methodus, revelou números aterrorizantes para a saúde do coração dos gaúchos. Metade da população pesquisada, 1,5 mil pessoas em 25 municípios, está acima do peso (34% com sobrepeso e 16% obesos).

Segundo o levantamento, quase um quarto dos entrevistados permanece fumando. Mais de 50% relataram estar cansados e sobrecarregados, indícios claros de estresse. No total, 58% apresentou algum fator de risco ou doença cardíaca.

– O Rio Grande do Sul é conhecido por ser um Estado politizado, mas está na contramão da saúde. A nossa cultura do churrasco, que une o sal e a gordura ruim, nos coloca em entre os mais obesos. Permanecemos sendo o lugar onde mais se fuma no país. Isso é muito preocupante – alerta o presidente da Socergs, Gilberto Nunes.

MURAL: Você concorda que os gaúchos estão acima do peso por culpa do churrasco?

A falta de conhecimento dos componentes que levam à doenças cardiovasculares é o principal obstáculo apontado pelos cardiologistas. A pesquisa mostrou um dado que escancara isso e aponta a necessidade de uma ação urgente: um terço dos entrevistados não sabia se tinha ou não fatores de riscos.

– Se não partirmos para grandes campanhas nacionais, envolvendo a saúde pública, escolas e a sociedade, não terá jeito. Temos de fazer um mutirão e nós cardiologistas estamos dispostos a fazer parte dessa luta – sustenta Nunes.

Alguns números
34% dos entrevistados estão com sobrepeso
16% estão obesos
23% dos entrevistados afirmaram fumar
18% já fumou
52% alegaram estarem estressados
20% alegaram ter hipertensão


Fonte: clicrbs.com.br

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade