Presidente da ACESOL participou da Tribuna Livre na Câmara

Por Redação em 28/09/2010

   

nao. (Foto: Divulgação / Câmara de Soledade)
Presidente da ACESOL participou da Tribuna Livre na Câmara

O Presidente da ACESOL Associação de Cegos e deficientes Visuais de Soledade, Rogério Jesus Borges, ocupou o espaço denominado “Tribuna Livre” na sessão ordinária realizada no dia 21 de setembro para relatar as atividades desenvolvidas pela entidade.

Rogério destacou a importância da retomada do “curso de mobilidade” no município, onde tal iniciativa visa propiciar ao cego e deficiente visual um deslocamento sem colisões ou quedas e, no caso específico da bengala, de percepção e antecipação daquilo que se encontra em seu trajeto, além de trazer ao indivíduo muitos benefícios para a sua qualidade e estilo de vida, desde a sua fase infantil até a adulta, como independência, segurança, autoconfiança, integração, contato social, privacidade, oportunidade de trabalho, participação em eventos sociais, condicionamento físico, etc.

Para esta ação solicitou o apoio dos poderes legislativo e executivo.

Hoje a ACESOL dispõe dos seguintes serviços:

- Encaminhamento de agendamentos para consultas;
- Encaminhamento de documentação para a confecção da carteira do “Passe Livre” no transporte intermunicipal de passageiros (Lei Estadual nº 11.664);
- Curso em “Braile”;
- Curso de “mobilidade” (uso da bengala); a ser reimplantado.
-Informações sobre legislação previdenciária entre outras (aposentadoria e benefícios);
- Preenchimento formulário para solicitação de medicação de uso contínuo;
- Realização de palestras de cunho motivacional e educacional relativas a enfermidades sendo estas realizadas todas as sextas feiras com início às 14 horas na sede da entidade;
- Terapia em grupo com coordenação da psicóloga Patrícia Mezomo com a participação dos associados;
- Participação em programas radiofônicos para a divulgação do trabalho da Associação bem como orientação com relação aos problemas oriundos da deficiência visual.
- Parceria com o Lions Club de Soledade objetivando a doação de óculos bem como o agendamento de consultas no Hospital de Olhos de Passo Fundo para pessoas de baixa renda.

Rogério agradeceu a todos os integrantes do legislativo pelo apoio dado a associação e espera que a partir destas informações os edis possam gestionar ainda mais pela entidade. A vereadora presidente Amália Aparecida de Souza, agradeceu a manifestação de Rogério e se comprometeu juntamente com os demais edis apoiar os pleitos da ACESOL.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade