Iniciação científica qualifica o ensino na IMED

Jovens pesquisadores apresentam mais de 100 trabalhos durante a MIC

Por Redação em 27/10/2010

   

nao. (Foto: Divulgação)
Iniciação científica qualifica o ensino na IMED

O elevado número de trabalhos, que serão apresentados de hoje até a próxima sexta-feira (29/10) na IMED, coloca a Mostra de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão (MIC) da instituição entre as Mostras de maior representatividade junto aos órgãos de fomento de pesquisa. Essa é a avaliação do coordenador de Pesquisa da IMED, Dr. Vanderlei de Oliveira Farias, que enfatiza o papel do evento “A MIC é um dos momentos onde a IMED exercita a sua vocação para a Pesquisa. Ela abre espaço para que estudantes da IMED e de outras Instituições de Ensino Superior (IES) apresentem os resultados de suas pesquisas. Trata-se de um momento interdisciplinar, onde diferentes temas serão discutidos e apresentados em três dias”.

A abertura oficial da MIC 2010 da IMED foi realizada nesta quarta-feira (27/10) com a palestra ‘Ciência, Desenvolvimento e Universalidade do Conhecimento’, ministrada pelo Prof. Dr. Osvaldo Luiz Leal de Moraes – Diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Na ocasião, o conferencista chamou a atenção dos acadêmicos em relação aos maiores pesquisadores do mundo, que fizeram grandes descobertas quando ainda eram muito jovens. “Newton tinha apenas 24 anos quando descobriu a Lei da Gravitação Universal, por exemplo. Fazer ciência é um desafio!É fundamental que tenhamos a capacidade de entender a complexidade da natureza, para podermos fazer ciência”, sinaliza.

O Diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da IMED, Henrique Kujawa, ressaltou a importância da IMED estar desenvolvendo a quarta edição da MIC.

“No final de 2010 estaremos celebrando seis anos de criação da IMED, e hoje estamos aqui iniciando a quarta MIC.É importante destacar que a pesquisa faz parte da IMED desde sua origem. A proposta fundamental da instituição em relação à pesquisa reside na excelência acadêmica, pela qualificação do corpo docente e discente, e pela opção de desenvolver projetos que respondam a dois desafios colocados às instituições de ensino.

As ações de investigação precisam estar articuladas com as demandas sociais, capazes de propor soluções aos problemas, necessidades e interesses dos diversos setores organizados na sociedade contemporânea; a pesquisa deverá ser construída sob bases inter e multidisciplinares, agregadas por temáticas que dialoguem e articulem com os diversos cursos de graduação da instituição”, desataca.


Atualmente a IMED desenvolve, oito projetos de pesquisa, quatro projetos de extensão e possuí 14 grupos de estudo. Os projetos envolvem 46 acadêmicos bolsistas, 81 alunos voluntários e 18 professores. O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da IMED, que conta com a participação de nove 9 professores e um representante da comunidade, avaliou 11 projetos.

Neste ano a MIC obteve número recorde de inscrições: foram 105 trabalhos inscritos, sendo 19 Artigos, 30 Pôsteres e 56 Resumos. Além de acadêmicos da IMED, foram contabilizadas as inscrições de trabalhos de alunos e professores de instituições como: Faculdade de Administração e Informática (FAI - Santa Catarina), Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Participaram da abertura da MIC o Diretor Geral da IMED, Eduardo Capellari, Diretor de Graduação, Marcelino Pies, Diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Henrique Kujawa, Coordenador da Escola de Administração, Claudionor Laimer, Coordenadora da Escola de Arquitetura e Urbanismo, Andréa Mussi, Coordenadora da Escola de Direito, Thaise Nara Graziottin Costa, Coordenador da Escola de Psicologia, Vinícius T. Ferreira, Coordenadora do Curso de Odontologia, Lilian Rigo, professores e alunos


Premiação


Serão premiadas as três modalidades das linhas de pesquisa da Mostra de Iniciação Científica, consistindo em um troféu e um certificado para o 1º lugar e menção honrosa através de certificação para 2º e 3º lugar.


Programação

27 de Outubro – 10h - Exposição dos trabalhos acadêmicos na modalidade pôster.


28 de Outubro – Exposição dos trabalhos acadêmicos na modalidade artigo.


29 de Outubro – Exposição dos trabalhos acadêmicos na modalidade resumo.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade