Soledade possui um rede de quase 100 km de distribuição de água

São tratados diariamente aproximadamente 6 mil m³ de água no município

Por Redação em 28/10/2010
nao. (Foto: Divulgação)
Soledade possui um rede de quase 100 km de distribuição de água

O município de Soledade, na região do Botucaraí é bem servido de recursos hídricos especialmente no que diz respeito a rios e lençóis freáticos. A distribuição da água potável no município é de total responsabilidade da Companhia Riograndense de Saneamento, a Corsan, que tem a concessão dos serviços na área urbana.

Até meados de 1984 a captação da água era realizada através de diversos poço artesianos espalhados pela cidade, contudo, após um estudo se optou pela construção de uma Estação de Tratamento de Água, e a utilizar um manancial, neste caso o Rio Espraiado distante 12 km da ETA.

De acordo com Jorge Pedro, funcionário de carreira há 32 anos e chefe da Unidade da Corsan em Soledade, a instalação da Estação também foi uma alternativa para uma possível falta de água no município naquela época, pois o nível de água dos poços artesianos estava reduzindo significativamente.

Soledade possui uma rede de distribuição de água de aproximadamente 100 km, e uma produção diária de quase 6 milhões de litros de água, porém desse total, segundo Jorge Pedro, existe uma perda de 40% durante a distribuição, devido principalmente a rede ser muito antiga.

Nos dois últimos anos foi iniciada a troca da rede de distribuição no centro de Soledade, quando foram substituídos quase 3 km de canos, porém não existe previsão para que haja a troca em outros pontos da cidade.

Em relação a preservação, especialmente no que diz respeito a conservação e conscientização da população, a unidade da Corsan de Soledade até iniciou um trabalho junto às crianças nas escolas do município, porém esse trabalho não teve continuidade. Conforme Jorge, mesmo assim a população sempre atende aos pedidos para usar a água de forma racional.

Já a Secretaria de Agricultura de Soledade vem realizando um programa denominado “Água para Todos”, que tem como objetivo distribuir e proporcionar água potável para a população que reside no meio rural, através da perfuração de poços artesianos, beneficiando até o momento 117 famílias, com mais de 26 km de rede de distribuição.


Fonte: cristal.am.br

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade