Dilma Rousseff, do PT, é a nova presidente do Brasil

Candidata faz história ao ser a primeira mulher eleita presidente do país

Por Redação em 03/11/2010
nao. (Foto: Divulgação)
Dilma Rousseff, do PT, é a nova presidente do Brasil

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, é a primeira mulher eleita presidente do Brasil. Neste domingo, ela derrotou nas urnas o seu adversário, o tucano José Serra, do PSDB. Dilma terá como vice-presidente Michel Temer, do PMDB.

A presidente eleita nasceu em 14 de dezembro de 1947 em Belo Horizonte (MG). Durante o regime militar, integrou organizações de esquerda clandestinas, foi presa e torturada.

No Rio Grande do Sul, ajudou a fundar o Partido Democrático Trabalhista (PDT). Filiou-se ao PT em 2001. Formada em economia, Dilma foi secretária de estado no Rio Grande do Sul.

Como ministra da Casa Civil, Dilma assumiu a gerência do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), um dos carros-chefe do governo. Foi apelidada por Lula de 'mãe do PAC’.

Na Casa Civil ela sucedeu, em 2005, José Dirceu, homem forte do governo, que deixou o cargo atingido pelo escândalo do mensalão, em que parlamentares teriam recebido dinheiro para votar a favor de projetos do governo – ele sempre negou participação no suposto esquema.

No governo, Dilma também ocupou o cargo de ministra das Minas e Energia.



Fonte: cristal.am.br

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade