La Nina preocupa produtores da região do Botucaraí

Prognósticos apontam para redução significativa no volume de chuvas em novembro

Por Redação em 09/11/2010

   

nao. (Foto: Reprodução )
La Nina preocupa produtores da região do Botucaraí

Com o plantio da safra de verão em pleno andamento, o fenômeno La Niña preocupa todos os produtores da região do Botucaraí, especialmente no que diz respeito a redução no volume de chuvas. O Instituo Nacional de Meteorologia e a Universidade Federal de Pelotas apresentaram um prognóstico que manteve a previsão da redução significativa de chuvas no mês de novembro, que poderá chegar a 50% na região.

De acordo com o observador meteorológico da Embrapa Trigo de Passo Fundo, Ivigdonei Sampaio, o La Niña já influenciou as precipitações e as temperaturas no mês de outubro que ficaram abaixo da média, além disso haverá uma característica que pode ser considerada positiva, no sentido do predomínio de chuvas de rápida passagem, com altos volumes em curto espaço de tempo, o que auxiliará as culturas a manter a umidade por um período maior.

Uma preocupação segundo Sampaio, é em relação as elevadas temperaturas durante o dia, que influencia na evaporação da água, o que poderá causar redução significativa nos reservatórios que são utilizados para o abastecimento dos municípios da região.


Fonte: cristal.am.br

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade