O que é um currículo claro e objetivo

Além do conteúdo, a forma como seus dados são apresentados conta pontos na seleção

Por Redação em 09/11/2010
nao. (Foto: Divulgação)
O que é um currículo claro e objetivo

Quem faz um currículo sempre quer ser o mais preciso e direto nas informações, seguindo a recomendação de praticamente todos os guias de se fazer uma boa apresentação pessoal,expondo sua formação e suas habilidades. Mas na prática, essa orientação simples acaba sendo um desafio para o candidato. O iG Estágio e Trainee conversou com quem faz a seleção desses currículos para saber o que mais se aproxima do que seria claro e objetivo na avaliação deles. Não há uma fórmula. O principal é entender o conceito e aplicá-lo na sua apresentação porque, além dos dados ali informados, a forma também conta pontos na seleção.

Os recrutadores de grandes empresas afirmam que sempre avaliam as informações básicas dos candidatos. “Mas também é analisado um currículo bem organizado, limpo, que tenha o histórico do candidato bem apresentado”, afirma Luciana Rauen, gerente de aquisição de talentos da Roche, indústria farmacêutica multinacional.

É preciso ainda ter cuidado para não se exceder nos detalhes. Para Jaqueline Giordano, gerente de recursos humanos da Telefônica, “o importante é não descrever os dados de forma intensa”. Ou seja, não coloque histórias longas sobre como foi a sua viagem para o exterior. É melhor, segundo ela, dizer apenas que foi durante essa viagem que você aprendeu e obteve a fluência no inglês ou em outro idioma.

Com a ajuda dos dicionários Michaelis e Houaiss, o portal iG Estágio e Trainee selecionou mais definições para claro e objetivo com a finalidade de ajudar o candidato a entender esses conceitos:

Claro – límpido, exato, fácil de entender, evidente, convincente, averiguado.

Objetivo – prático, positivo, não perde tempo com lucubrações (detalhes sem importância), rápido, direto, não disperso.

Agora, o indicado é que você revise seu currículo, organize as informações em blocos (contato, objetivo, formação acadêmica e cursos, experiência profissional, por exemplo), use no máximo duas páginas e, principalmente, deixe que amigos e parentes vejam sua apresentação identificando nela as características que os dicionários apontam para claro e objetivo.

O portal também traz uma reportagem sobre as principais dicas para deixar seu currículo nota dez. Depois de passar por essa primeira fase de seleção, prepare-se para as dinâmicas de grupo e para as perguntas mais difíceis de responder em uma entrevista. Acompanhe as novidades em vagas e nas dicas para enfrentar o recrutamento pelo Twitter do iG Estágio e Trainee.


Fonte: ig.com.br

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade