Artigo de professora da IMED é publicado na Proceedings of IEEE-Xplorer

O artigo, que trata de um modelo matemático de estimação do custo do tratamento do câncer por radioterapia

Por Redação em 17/11/2010

   

nao. (Foto: Divulgação/ IMED)
Artigo de professora da IMED é publicado na Proceedings of IEEE-Xplorer

O artigo da professora da IMED, Me. Suzi Darli Zanchett Wahl, "A Mathematical Model for the Estimation of Treatment Cost in Cancer Radiotherapy" foi aprovado em um Congresso Internacional- The 3rd South Conference on Computational Modeling III MCSUL, apoiado pela IEEE - Institute of Electrical and Electronics Engineers.

Agora o artigo foi publicado na Proceedings of IEEE-Xplorer: http://ieeexplore.ieee.org/xpl/freeabs_all.jsp?arnumber=5597984.

Conforme a professora, 71 artigos completos foram avaliados, sendo que apenas os 30 melhores foram aceitos como full paper e publicados na Proceedings of IEEE-Xplorer.

O artigo, que trata de um modelo matemático de estimação do custo do tratamento do câncer por radioterapia, visa diminuir os efeitos indesejados causados pela radiação e obter um melhor custo-benefício, a partir de resultados obtidos da modelagem matemática. O crescimento do tumor é simulado através do modelo matemático representado por um sistema de três equações diferenciais ordinárias no qual são consideradas células normais, imunológicas e tumorais. O efeito do tratamento por radioterapia é simulado pela aplicação do modelo linear quadrático. O custo do tratamento é calculado utilizando um modelo no qual se considera a probabilidade de cura do tumor, o custo por fração de aplicação e o custo de falha do tratamento. Para comparação entre os diferentes protocolos de tratamento é usado o conceito de dose biológica efetiva. Os resultados mostram que a metodologia proposta pode descrever protocolos mais eficientes e com um menor custo do que os protocolos padrões usados atualmente. Além disso, permite avaliar o efeito de diferentes protocolos de tratamento sobre a evolução do tumor, podendo obter-se um tratamento menos agressivo ao paciente e que permita a cura em menor tempo e com uma menor dose total de radiação.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade