Copa e Olimpíada aquecem mercado de trabalho

Copa-14 e Olimpíada-16 incrementam mercado de trabalho

Por Redação em 19/11/2010
nao. (Foto: Divulgação)
Copa e Olimpíada aquecem mercado de trabalho

Com a Copa do Mundo de 2014 e Olimpíada de 2016, a fachada do Brasil vai mudar, literalmente. As sedes do Mundial - Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro (que irá sediar também os Jogos Olímpicos) - vão passar por uma "repaginação", para entusiasmo do setor de construção civil, que atualmente já está mais do que aquecido.



Especial mercado de trabalho

A avalanche de recursos (R$ 142 bilhões serão injetados na economia brasileira) irá criar 3,63 milhões de empregos, distribuídos por essas cidades, segundo estudo realizado pela consultoria Ernst & Young em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.


De imediato, o setor de obras é que oferece mais vagas, com a construção de novos estádios e reforma de outros, como Maracanã, Mineirão e Fonte Nova, no Rio, em Belo Horizonte e Salvador, respectivamente.


Nesse sentido, a construção de novas linhas de metrô nas cidades-sede também vai oferecer milhares de empregos a médio e longo prazos. Só a Caixa Econômica Federal vai financiar 42 projetos de mobilidade urbana para a Copa, tudo para melhorar a infraestrutura dos aeroportos e de transporte nos municípios onde serão realizados jogos, criando, assim, outros milhares de empregos.


Alguns exemplos são os monotrilhos Norte/Centro de Manaus; a Linha 17-Ouro de São Paulo, que ligará o aeroporto de Congonhas ao metrô; a implantação de VLT (veículo leve sobre trilhos) em Fortaleza, que ligará Parangaba a Mucuripe; e em Brasília, o VLT na ligação do Aeroporto ao Terminal Asa Sul.


Isso sem falar no TAV (trem de alta velocidade) que vai ligar os aeroportos do Galeão, no Rio, Guarulhos, em São Paulo, e Viracopos, em Campinas, além de paradas previstas no Vale do Paraíba.


A maior parte dos postos de trabalho será para funções operacionais, como pedreiros, carpinteiros, armadores e encanadores, entre outros.


Os outros setores diretamente beneficiados com a Copa e a Olimpíada e onde os empregos devem ser fartos nos próximos anos são hotelaria, reurbanização (embelezamento das cidades), segurança, rodovias, tecnologia da informação, alimentos e bebidas (bares e restaurantes) e prestação de serviços.


O Ministério do Turismo já está trabalhando na qualificação da mão-de-obra para a Copa, principalmente de quem terá contato direto com o turista, como taxistas, recepcionistas de hotéis e guardas municipais. Esses profissionais contarão com aulas de inglês e espanhol e aprenderão técnicas de bom atendimento.


Voluntariado
E também é possível tentar uma vaga para trabalhar na organização dos eventos em si. Para ser voluntário durante a Copa do Mundo é necessário o conhecimento da língua inglesa. Geralmente são chamados voluntários para trabalhar em administração, transportes, meios de comunicação, hospitalidade ou credenciamento.


Na Copa da África do Sul, segundo a Fifa, foram feitos cerca de 68 mil pedidos, de 170 países, para as 18 mil vagas de voluntários. As inscrições são abertas aproximadamente dois anos antes do evento e se encontrarão disponíveis no próprio site da entidade que controla o futebol mundial.


Já para a Olimpíada, a situação é diferente. É o Comitê Olímpico Brasileiro quem seleciona os interessados, que devem se inscrever no site da entidade. Com base em Jogos anteriores, o COB estima que devem ser chamados 45 mil voluntários. Ainda não está definido, no entanto, quando será feita a seleção.


"Não é obrigatório falar outro idioma além do português para se inscrever, mas o conhecimento em língua estrangeira conta pontos na hora da seleção", explica Paula Hernandez, gerente de voluntários do COB.


Como o próprio nome diz, "voluntário" não recebe nada mais que alimentação e o transporte durante o trabalho. Cada um deve arcar completamente com seus gastos de viagem e estadia no local dos eventos. Mas não tenha dúvida, trabalhar em um evento como este, com uma diversidade cultural tão grande, será inesquecível e vai melhorar o seu currículo.


Fonte: yahoo.com.br

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade