Aumento nos casos de silicose em Soledade preocupa autoridades da saúde

Pelo menos 50 pessoas são portadoras dessa doença no município

Por Redação em 30/11/2010
nao. (Foto: Divulgação)
Aumento nos casos de silicose em Soledade preocupa autoridades da saúde

A silicose é uma doença causada pela inalação de finas partículas de sílica cristalina, com as características de inflamar e cicatrizar em forma de lesões nodulares, os lóbulos superiores do pulmão.

Em Soledade, os casos de silicose têm aumentado consideravelmente, preocupando empreendedores do ramo pedrista e a Secretaria Municipal de Saúde. Os principais afetados pela doença, são os trabalhadores que tem contato direto, no corte e limpeza de pedras preciosas, atividade primária, que impulsionou a consagração do Município como a Capital das Pedras Preciosas.

Conforme o Presidente da Associação dos Pequenos Pedristas de Soledade, Getúlio Prates Muniz, pelo menos 50 indivíduos são portadores dessa doença na cidade, dado que tende a aumentar, pois as condições de proteção nas empresas, não são eficientes na prevenção.

Ainda conforme Muniz, por não ter cura, a Silicose já fez vítimas fatais no Município. A tecnologia que a cada dia, evolui no sentido de agregar valor aos minerais preciosos, deixa a desejar no setor quando o assunto é saúde.


Fonte: cristal.am.br

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade