Giovani Cherini é diplomado para mandato de deputado federal

Por Redação em 18/12/2010

   

nao. (Foto: Marcelo Bertani / Ag. AL )
Giovani Cherini é diplomado para mandato de deputado federal

O presidente da Assembleia Legislativa, Giovani Cherini (PDT), recebeu da Justiça Eleitoral, na noite dessa sexta-feira (17), o diploma de deputado federal eleito no último pleito. Na mesma ocasião foram diplomados os 55 deputados estaduais da 53 Legislatura, o governador e vice-governador, dois senadores e seus suplentes, e 31 deputados federais.


A cerimônia de diplomação, organizada pelo Tribunal Regional Eleitoral gaúcho, ocorreu no Salão de Atos da Ufrgs, conduzida pelo presidente do TRE/RS, desembargador Luiz Felipe Silveira Difini, juntamente com os demais membros da Corte.

Cherini foi o mais votado do PDT para integrar a bancada de três parlamentares do partido na Câmara dos Deputados. O chefe do Legislativo foi eleito com a soma expressiva de 111.373 votos, equivalente a 1,86% do total de votos válidos no Rio Grande do Sul. “Em Brasília, darei seguimento ao trabalho que venho desenvolvendo em prol do nosso Rio Grande, consciente da responsabilidade de minhas ações neste sentido”, salientou o deputado, que sempre atuou na defesa do cooperativismo, do setor primário, da saúde e da educação.

Trajetória

Nascido em 23 de junho de 1960, em Mormaço, na época distrito de Soledade, Cherini exerce o seu quarto mandato no Parlamento gaúcho. Filho de pequenos agricultores, fez o curso superior em Tecnologia Agronômica, modalidade Cooperativismo, na Unijuí, e completou pós-graduações em Israel e na França. Sempre ligado ao cooperativismo, trabalhou na Cotrijal em Não-Me-Toque, na Coagrisol em Soledade, e na Cotrisal em Sarandi, de onde saiu para comandar o Sindicato dos Trabalhares Rurais de Soledade, que presidiu por seis anos. Ainda hoje é sócio de cinco cooperativas.

Foi eleito deputado estadual em 1994, com 19 mil votos. A partir daí o seu número de eleitores só cresceu. Em 1998, foram 39 mil votos. Em 2002, 55 mil, e em 2006, quase 65 mil votos. Cherini é recordista como formulador de projetos de lei. Completará 16 anos de mandato com a apresentação de cerca de 680 proposições em diversas áreas, que resultaram em 101 leis estaduais. Em 30 de janeiro de 2010, assumiu a presidência da Assembleia Legislativa, instituindo o programa de gestão Cooperação, o Rio Grande acima das diferenças, com o objetivo de suplantar a dualidade da sociedade gaúcha, a fim de buscar o crescimento do Estado.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade