Os 7 pecados da entrevista de emprego

Invista em mostrar seus lados positivos

Por Redação em 27/12/2010

   

nao. (Foto: Divulgação)
Os 7 pecados da entrevista de emprego

Você soube de uma vaga, mandou seu currículo e a empresa agendou entrevista. Nesta hora, um bom histórico profissional não é o suficiente. É preciso evitar certos “pecados” na hora de conversar com o recrutador. Abaixo, estão os sete principais, apresentados no livro “Interview Tactics: How to Survive the Media without Getting Clobbered”, de Gayl Murphy [ainda sem tradução no Brasil].

1. Falar mal do chefe anterior
Seu último emprego foi péssimo? Ninguém reconheceu seu trabalho e o chefe pegava no seu pé? Mantenha para si mesmo. Do contrário, a imagem que você vai passar é de alguém imaturo e negativo.

2. Ser monossilábica
Respostas curtíssimas como “Sim” e “Não” parecem seguras à primeira vista, mas mostram apenas despreparo. Esta é a hora de convencer o empregador de suas qualificações, então detalhe os aspectos mais importantes de sua carreira.

3. Deixe política e religião em casa
Assuntos como estes despertam paixões e discussões ferrenhas, mesmo ente amigos. Imagine entre desconhecidos… A menos que esteja se candidatando a um cargo de pastor ou político, mantenha-se neutro sobre estas questões.

4. Não minta para impressionar
Se o recrutador perguntar sobre algo que você não tem experiência ou conhecimento suficiente, não minta. Se você for selecionada, a chance de demonstrar na prática virá mais cedo ou mais tarde. Então o melhor é dizer que, sim, você está disposta a aprender.

5. Melhor amiga do recrutador?
A entrevista foi ótima e você adorou a profissional do RH mas isso não significa que agora vocês devam virar melhores amigas. Você nem deve tentar, na verdade. Mantenha o profissionalismo.

6. Não é um show de comédia
O recrutador disse algo super engraçado e você teve um ataque de risos? Contenha-o na mesma hora. Como? Pense que perderá a chance de trabalhar nesta empresa.

7. Modéstia
A modéstia, falsa ou não, pode arruinar uma entrevista. É hora de vender a si mesmo e você não vende nada dizendo que o produto “poderia ser melhor” ou “tem concorrentes melhores”, certo? Então invista em mostrar seus lados positivos e boa sorte!


Fonte: terra.com.br

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade