Os possíveis indicados ao Oscar 2011

Conheça os filmes mais badalados da temporada

Por Redação em 06/01/2011
nao. (Foto: Reprodução)
Os possíveis indicados ao Oscar 2011

Faltando pouco mais de duas semanas para os indicados ao Oscar 2011 serem divulgados, já é possível prever quem são os possíveis concorrentes à estatueta dourada, a maior e mais badalada premiação do cinema mundial.

A lista definitiva sempre pode trazer alguma surpresa, mas premiações da crítica, correlatas, como o Globo de Ouro, e os prêmios entregues pelos sindicatos de classe, formados pelos mesmos eleitores da Academia de Hollywood, tratam de deixar atores, cineastas e produtores preparados de antemão.

Os nomes dos candidatos ao Oscar serão revelados no próximo dia 25. A cerimônia de entrega de prêmios será realizada no Teatro Kodak, de Los Angeles, no dia 27 de fevereiro. Confira abaixo os trailers, a sinopse, a estreia e a categoria em que cada filme deve ser indicado.


"A Rede Social"
O épico moderno sobre a criação do Facebook encabeçou, junto com "Toy Story 3", boa parte das listas de destaques de 2010 e venceu o prêmio da National Board of Review, associação dos críticos dos EUA, além de várias premiações similares. É o favorito ao Oscar e tem grandes de ganhar como melhor diretor (David Fincher, de "O Curioso Caso de Benjamin Button") e roteiro adaptado. Jesse Eisenberg, no papel de Mark Zuckerberg, e Andrew Garfield, que interpreta o brasileiro Eduardo Saverin, correm por fora aos prêmios de ator e ator coadjuvante.
Possíveis indicações ao Oscar: filme, diretor, ator, ator coadjuvante, roteiro, edição, trilha
Estreia no Brasil: em cartaz


"O Discurso do Rei"
Representante britânico do ano, o filme chama a atenção pelo elenco competente. Colin Firth encarna o rei George 6º, líder do império britânico que precisa superar a gagueira e transmitir segurança à população durante a tensa Segunda Guerra Mundial. Indicado no ano passado por "Direito de Amar", Firth é o grande favorito a melhor ator. Helena Bonham Carter, como a rainha Elizabeth, e Geoffrey Rush, o professor do rei, têm lugar certo nos indicados a coadjuvante. Dirigido por Tom Hopper, de "Sombras do Passado" (2004), "Discurso do Rei" lideras as indicações do Globo de Ouro, com 7.
Possíveis indicações ao Oscar: filme, diretor, ator, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, trilha
Estreia no Brasil: 4 de fevereiro


"Cisne Negro"
O diretor Darren Aronofsky ("O Lutador", "Réquiem para um Sonho") deve ganhar sua primeira indicação ao Oscar por conseguir levar o terror psicológico para o universo do balé. Forte candidata ao prêmio de atriz, Natalie Portman interpreta uma ascendente bailarina de Nova York escalada para estrelar a nova montagem de "O Lago dos Cisnes". No competitivo mundo da dança, enquanto ela encarna a graça do Cisne Branco, começa a dar vazão ao sombrio Cisne Negro. Ainda no elenco, Mila Kunis (provável indicada a coadjuvante), Barbara Hershey, Winona Ryder e o francês Vincent Cassel.
Possíveis indicações ao Oscar: filme, diretor, atriz, atriz coadjuvante, roteiro
Estreia no Brasil: 11 de fevereiro


"Bravura Indômita"
Ignorado pelo Globo de Ouro, o remake dos irmãos Coen para o faroeste homônimo de 1969 tem tudo para figurar nas principais categorias do Oscar, como já indicam as premiações dos sindicatos de classe. No lugar de John Wayne, que ganhou o Oscar por seu papel no filme, entra Jeff Bridges (vencedor do ano passado) como um xerife caolho e decadente que ajuda uma adolescente (Hailee Steinfeld) a perseguir o assassino de seu pai (Josh Brolin). Matt Damon também se une à dupla. Se confirmada, será a quinta indicação dos irmãos Coen, que já têm quatro Oscars na estante.
Possíveis indicações ao Oscar: filme, diretor, ator, atriz coadjuvante, roteiro adaptado
Estreia no Brasil: 21 de janeiro


"Rabbit Hole"
Baseado na peça homônima, é um drama pesado sobre um casal – Nicole