Dicas para ficar fresquinho nos dias quentes

Roupas leves e lugares com boa ventilação são essenciais

Por Redação em 10/01/2011
nao. (Foto: Divulgação)
Dicas para ficar fresquinho nos dias quentes

Estamos entrando no verão, e isso significa enfrentar temperaturas mais elevadas. E nos últimos anos elas estão cada vez maiores por causa do aquecimento global. Como o nosso corpo reage a isso, e o que podemos fazer para ajudá-lo?

Somos, assim como outros mamíferos, animais homeotermos. Ou seja, precisamos manter a temperatura sempre em torno de 36º a 37ºC para que o nosso metabolismo seja eficiente. Essa variação de um grau da nossa temperatura é cíclica, ocorre sempre da mesma forma: por volta das 6 horas da manhã temos a menor temperatura (36ºC) e por volta de 18 horas atingimos a maior (37ºC).

Costumamos enfrentar dificuldades quando a temperatura do meio ambiente é mais elevada ou mais baixa. Na primeira situação nosso corpo enfrenta problemas para eliminar calor e não ficar muito quente, e na segunda situação acontece o contrário, ou seja, o corpo sente dificuldade para se manter quente.

O calor é produzido em nosso corpo pelo fígado e pelos os músculos, e o controle da temperatura é feito no hipotálamo. O suor, a respiração acelerada e o consumo de líquidos frios ou gelados ajudam na eliminação do calor.

No calor devemos nos vestir adequadamente, ou seja, roupas leves e folgadas, como bermudas e camisetas. Pois esse tipo de roupa facilita a ventilação e retira o calor próximo da pele.


Devemos também tomar cuidado com os exercícios físicos, pois quando há o trabalho muscular o corpo produz mais calor, podendo aumentar temperatura corporal. Para evitar sua ocorrência devemos praticar as atividades com roupas bem leves. Se estiver fazendo exercícios em lugar fechado, certifique-se de que é bem ventilado ou se precisará da ajuda de um ar condicionado ou ventilador para facilitar a dissipação do calor.

Outra forma de esfriar o corpo é quando suamos, e no caso a ventilação ajuda a secar o suor e eliminá-lo. Também eliminamos calor pela respiração, através do ar expirado. Em ambientes externos, como parques e praias, deve-se andar ou fazer exercícios em horários de menor calor e quando haja uma boa ventilação. Evitar horários entre 10 e 16 horas, que é quando está mais quente.

Atualmente as pessoas se preocupam muito em tomar água em grandes quantidades. Não há necessidade, pois somos dotados do mecanismo da sede, que acaba nos fazendo tomar água quando necessário. Porém, quando for tomar água, prefira fria ou gelada, para diminuir a temperatura do corpo.


Fonte: yahoo.com.br

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade