Cherini assume mandato de deputado federal

Soledade volta a ter um parlamentar em Brasília depois de 47 anos

Por Redação em 01/02/2011
nao. (Foto: Luiz Jr.)
Cherini assume mandato de deputado federal

Giovani Cherini tomou posse na manhã de hoje (01) na Câmara dos Deputados, em Brasília, como deputado federal. Eleito com 111.373 votos em 494 municípios gaúchos nas eleições de outubro de 2010, o parlamentar inicia um novo desafio em sua carreira política, depois de ter exercido o mandato de deputado estadual por 16 anos e ter presidido a Assembleia Legislativa do estado do Rio Grande do Sul no ano de 2010. Com a posse de Cherini, o município de Soledade volta a ter um deputado desde que Ney Ortiz Borges deixou a Câmara dos Deputados.

Giovani Cherini, 50 anos, sempre atuou no cooperativismo e no setor primário. “A agricultura faz parte da minha vida, da minha história. Então, pretendo trazer este mesmo vigor, esta mesma energia à Câmara federal”. O deputado pretende atuar na Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo, tema talvez dos mais importantes na sua caminhada, assim como o agronegócio e a agricultura familiar. Em relação à área da Saúde, Cherini irá trabalhar para que os estados, especialmente o Rio Grande do Sul, façam albergues públicos, porque a sociedade e a população mais carente necessitam. A escola de tempo integral, que é uma das bandeiras do PDT, também merecerá atenção.

Outro destaque de sua atuação será o incentivo ao empreendedorismo, buscando os berçários industriais. Segundo Cherini, “este projeto ficou esquecido, mas através de emendas parlamentares podemos incrementar para que municípios que têm dificuldades de emprego possam valorizar a cultura local, as empresas locais, o pequeno empresário. Estes são alguns temas, mas eu sou pluralista. Também quero regulamentar a profissão de terapeuta holístico. Sou agente político e como tal tenho obrigação de atuar aonde o povo precisa e atender as reivindicações da nossa sociedade”. O déficit de moradia e emprego, a busca da dignidade e da cidadania plena, nortearão o mandato do deputado federal Giovani Cherini. O parlamentar encerra dizendo que “nós estaremos, com toda certeza, defendendo nossa gente, nosso povo aqui no Congresso Nacional”.

Reforma política e tributária será prioridade

A urgência na viabilização da Reforma Tributária será defendida pelo deputado Giovani Cherini na Câmara Federal. Segundo ele, “o Brasil possui uma das maiores cargas tributárias do mundo, tendo entretanto uma prestação de serviços públicos inadequada à população”, justificou. Ao salientar a importância do tema, o parlamentar afirmou que a discussão central deve abordar o pacto federativo e os problemas decorrentes da disparidade na distribuição do bolo tributário. “A arrecadação aumentou em nível federal, mas não é dividida com estados e municípios, que sofrem grandes perdas”, alertou Cherini, lembrando que a União fica com 63% dos recursos. Uma ampla reforma política também estará na pauta do mandato do parlamentar.

O primeiro compromisso do parlamentar depois de empossado foi a eleição da Mesa Diretora. O parlamentar ocupa o gabinete 466, no anexo III do Palácio do Congresso Nacional - Praça dos Três Poderes - Brasília - DF - CEP 70160-900.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade