Defesa Civil alerta população do Sul para que procure abrigo em caso de chuva e vento fortes

Ciclone extratropical vindo da Argentina pode causar temporais no RS e SC

Por Redação em 08/02/2011

   

nao. (Foto: Divulgação)
Defesa Civil alerta população do Sul para que procure abrigo em caso de chuva e vento fortes

Os departamentos de Defesa Civil dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná orientam a população para que procure abrigo em locais seguros no caso de fortes chuvas com vento, ocasionado pela aproximação de um ciclone extratropical vindo da Argentina. No Rio Grande do Sul está chovendo e há previsão de instabilidade por quatro dias.

A Defesa Civil gaúcha fez alerta para todo o Estado e pede atenção especial das prefeituras às áreas de risco de enchente e deslizamento como beiras de rio e encostas de morro.

Em Santa Catarina, a Defesa Civil divulgou orientações na internet para que, além de buscar abrigo em caso de chuva, as pessoas "evitem o trânsito em locais abertos, próximo a árvores, placas ou objetos que possam ser arremessados". Em caso de alagamento, a população deve evitar o contato com a água para se prevenir do contágio de doenças.

Todos devem ficar atentos, nas áreas de encosta, ao movimento de terra e rochas e observar a inclinação de postes e árvores. Se houver chuva de granizo, o conselho é ir para lugares com boas coberturas (como os banheiros das residências, que, além do telhado ou laje, costumam ter forro próprio). Durante as chuvas, portas e janelas devem ser fechadas e os moradores não devem manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone por causa da descarga elétrica de raios.

No Paraná, o subtenente do Corpo de Bombeiros Luiz Cláudio Trierweiler informa que a Defesa Civil monitora a possibilidade de chuva forte em locais isolados, mas ainda não tem previsão de quais pontos poderão ser afetados nem o horário. O ciclone pode levar a chuva ao Paraná ou para o mar.

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Ceptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), uma faixa de chuva poderá subir do litoral do Rio Grande do Sul até o oeste do Paraná atravessando a parte ocidental de Santa Catarina. Nos três Estados, o número de emergência da Defesa Civil é o 199.


Fonte: clicrbs.com.br

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade