Saiba quais são as cores boas para o trabalho

O sucesso e avanços da atividade e os projetos que empreender dependerão em certa medida das cores que o rodeia

Por Redação em 14/02/2011

   

nao. (Foto: Divulgação)
Saiba quais são as cores boas para o trabalho

Quer melhorar seu rendimento no trabalho ou escrever um livro? Escolha bem a cor das paredes de seu escritório ou quarto, inclusive o do fundo de tela de seu computador. O sucesso e avanços da atividade e os projetos que empreender dependerão em certa medida das cores que o rodeia. Um recente estudo elaborado por cientistas da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, apontou que os ambientes nos quais o vermelho predomina tornam as pessoas que os frequentam mais precisas e aptas para tarefas que requerem o uso da memória e da atenção como, por exemplo, a correção de um material escrito.

Por outro lado, se o que se deseja é fomentar ou aumentar a criatividade, convém trabalhar e se movimentar em ambientes de cor azul, que é o mais indicado para conseguir bons resultados em situações como "uma tempestade de ideias", destinada a avaliar um novo produto ou a encontrar a solução para um problema determinado, segundo os autores da pesquisa realizada com 600 pessoas.

Os participantes deste estudo foram divididos em três grupos e tiveram que resolver vários testes com as palavras ou as imagens que visualizavam em um computador, cujo fundo de tela era vermelho, azul ou de cor neutra.

Os pesquisadores descobriram que aquelas pessoas que trabalharam com um fundo vermelho em seu monitor, alcançaram melhores resultados nas provas de memória e atenção, enquanto que aqueles que utilizaram o fundo azul em sua tela foram superiores nos testes relacionados com a criatividade.


Fonte: terra.com.br

A pesquisa, liderada por Juliet Zhu, professora-assistente na Escola de Negócios da Universidade da Colúmbia Britânica e publicada pelo jornal The New York Times, mostrou outros resultados surpreendentes como os de um teste que consistia na solução de diversos anagramas.

As tonalidades influem no ânimo
Um anagrama é um trocadilho, que consiste em formar um novo vocábulo ou frase, ao alterar a ordem das letras de outra palavra ou frase anterior. Nesse teste apareceram termos como "perigo", quando o fundo de tela era vermelho, ou "aventura", quando era de cor azul.

Em outro dos testes foram analisadas as reações dos participantes perante diferentes mensagens publicitárias, encontrando que aquelas mensagens que mencionavam qualidades de produtos ou proibiam determinadas ações chamaram mais a atenção quando apareciam sobre fundos vermelhos, enquanto que aqueles que tinham desenhos criativos ou destacavam certas atividades positivas tiveram mais repercussão em fundos azuis.

O uso de determinadas cores, aplicadas sobre o corpo, a roupa ou o ambiente, em forma de banhos gerais ou feixes de luz muito precisos de diferentes tonalidades pode ajudar a melhorar a saúde e o bem-estar, assinala o médico Miguel Pros Casas, um dos fundadores da Associação Espanhola de Médicos Naturistas (AEMN).

De acordo com ele, "a cor influi no comportamento e no humor da pessoa e exerce um forte efeito fisiológico, e existe uma relação entre as preferências em matéria de cores e a personalidade das pessoas".

Concretamente, os duas cores usadas no estudo canadense têm efeitos bem estudados pela denominada cromoterapia, uma medicina alternativa que aproveita a influência das cores sobre a pessoa, para prevenir e tratar diferentes transtornos do corpo e da mente.

De acordo com os cromoterapeutas, a cor vermelha estimula e ativa a vitalidade, o fígado e o baço, além de exercer um efeito benéfico sobre a depressão e o desânimo sobre a bronquite crônica - propício para os casos de digestões lentas ou preguiçosas (prisão de ventre).

Já o azul, fresco e relaxante, ajuda a diminuir a tensão nervosa, a eliminar as ideias obsessivas e a conseguir uma melhor estabilidade emocional, usado contra dores de qualquer tipo, em estados infecciosos e em ferimentos e queimaduras.


Fonte: terra.com.br

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade