FAMURS reúne presidentes das Associações de Municípios e discute ações de combate à Dengue

FAMURS – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul

Por Redação em 25/02/2011

   

nao. (Foto: Fernando Rezende)
FAMURS reúne presidentes das Associações de Municípios e discute ações de combate à Dengue

A FAMURS – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul reuniu nesta quinta-feira, 24 de fevereiro, 18 dos 27 presidentes das associações regionais para sua Assembléia Geral. O presidente da entidade, Vilmar Perin Zanchin, coordenou a reunião que discutiu, entre outros assuntos, medidas para o combate à Dengue nos Municípios, com a presença do secretário adjunto de saúde, Elemar Sand.

Até o momento, 68 Municípios registram a presença do mosquito Aedes aegypti no Rio Grande do Sul. Ao todo, são 234 casos notificados aguardando confirmação por laboratórios especializados. São Luiz Gonzaga é o único desses Municípios que registra 3 casos autóctones já confirmados.

- A presença da doença em alguns Municípios do Estado, gera preocupação. Os prefeitos estão a disposição da secretaria da saúde para apoiar ações de enfrentamento ao mosquito – afirmou Zanchin.

Elemar Sand explicou aos prefeitos quais as estratégias adotadas pelo governo. O secretário adjunto não descarta o risco de uma epidemia. Por outro lado, lembra que a mobilização social é indispensável para o controle.

- É importante não atemorizar a população. Não se combate a Dengue sem mobilização social. É a condição básica para que possamos fazer o necessário – afirmou.

Técnicos da Secretaria de saúde garantiram que está sendo realizado levantamento das regiões de risco, para que as prefeituras possam desenvolver ações de prevenção com antecedência. As informações serão repassadas através de centros regionais integrado às coordenadorias de Saúde.

Os prefeitos aproveitaram a oportunidade para cobrar a multiplicação de agentes e maior engajamento da secretaria de Meio Ambiente no combate à doença.


Programa de Interiorização da FAMURS 2011

Durante a reunião desta quinta-feira, 24, também foi apresentado aos presidentes das Associações Regionais o Programa de Interiorização da FAMURS 2011, com a sugestão de datas e locais dos encontros, bem como os temas previamente definidos pela comissão organizadora. O objetivo do programa é ampliar o conhecimento técnico dos gestores municipais, aproximar a Federação das administrações e estimular a participação dos Municípios nas mobilizações da entidade.

O calendário preliminar, apresentado pelo coordenador do programa, Sérgio Perotto, contempla sete macrorregiões, abrangendo os 496 Municípios do Estado. Serão priorizados aqueles Municípios que ainda não participaram das edições passadas do projeto. Perotto solicitou a cooperação dos prefeitos na escolha dos temas e na confirmação das datas.

- Sugerimos a aplicação do conceito da transversalidade, unindo as áreas técnicas da Federação para a apresentação de assuntos mais complexos e importantes – destacou Perotto.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade