UPF renova convênio com Sebrae para beneficiar empresas da região

Atendimentos neste ano também serão prestados a empreendedores informais

Por Redação em 25/02/2011
nao. (Foto: Divulgação)
UPF renova convênio com Sebrae para beneficiar empresas da região

A Reitoria da Universidade de Passo Fundo (UPF) renovou o convênio mantido com o Sebrae/RS para a continuação em 2011 do projeto Negócio a Negócio. O aditivo do acordo foi assinado no dia 18 de fevereiro, em Porto Alegre, pelo reitor José Carlos Carles de Souza e pelo diretor superintendente do Sebrae/RS, Marcelo de Carvalho Lopes.



Desde o ano passado, acadêmicos e colaboradores da Empresa Júnior da Faculdade de Ciências Econômicas Administrativas e Contábeis e do curso de Secretariado Executivo dos campi Sarandi, Passo Fundo e Soledade prestam atendimento e colaboram com os processos de gestão de empresas de mais de 70municípios da região de abrangência da Universidade. Para este ano, o convênio foi ampliado e passa a atender também empreendedores informais por meio da prestação de informações sobre formalização de empresas e seus benefícios.



O projeto consiste em três visitas gratuitas de acadêmicos capacitados em cada empresa. No primeiro momento os estudantes avaliam os processos de gestão. Após 15 dias, em uma segunda oportunidade, retornam às empresas sugerindo de quatro a oito melhorarias para a gestão e também entregam aos empresários um material do Sebrae contendo as informações de como pôr em prática as sugestões. Por fim, a última visita, que ocorre após 45 dias, verifica se as dicas propostas foram implantadas e se surtiram resultados positivos. Foram atendidas em 2010 mais de mil micro e pequenas empresas e empreendedores individuais que receberam as orientações e aplicaram as melhorias em seus empreendimentos.



Segundo o professor da UPF e coordenador regional do Projeto Negócio a Negócio e da Empresa Júnior da FEAC, Julcemar Bruno Zilli, além de beneficiar as organizações da região o projeto possibilitou aos acadêmicos ampliar o conhecimento a partir do que vivenciaram na prática. “Notamos que eles estão muito mais participativos em aula, pois agora, com a prática, conhecem a realidade do mercado de trabalho e estão atentos às necessidades que precisam superar quando estiverem trabalhando”, ressalta.


Entre os principais assuntos orientados nas empresas estão conhecimentos relacionados a marketing, plano de negócios, administração financeira, custos de produção, avaliação econômica e gestão de pessoas e empresas, entre outros.

   
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